Calor de até 39°C e risco de tempestades colocam 52 municípios de Goiás em alerta nesta terça-feira

Equatorial Goiás reforça monitoramento das condições climáticas e orienta população sobre cuidados durante temporais

Goiás terá mais um dia de temperaturas elevadas nesta terça-feira (22), mas o cenário começa a apresentar mudanças com o avanço de uma nova frente fria pelo país. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o aumento da nebulosidade favorece a ocorrência de chuvas pontuais no Centro-Sul do estado e não está descartada a formação de tempestades.
 
Diante da previsão de mudanças nas condições meteorológicas, a Equatorial Goiás mantém o monitoramento do sistema elétrico e das condições climáticas, com atenção especial às áreas que podem registrar temporais. A atuação preventiva é coordenada pelo Centro de Operações Integradas (COI), que acompanha a rede elétrica em tempo integral e pode mobilizar equipes para atendimento de eventuais ocorrências. “Nosso trabalho é antecipar cenários. A partir do monitoramento do clima e da rede, conseguimos nos preparar antes que uma ocorrência aconteça e dar uma resposta mais rápida quando ela chega", explica o gerente do COI, Vinicyus Lima.
 
Ao todo, 52 dos 246 municípios goianos estão em área de risco potencial para tempestades nesta terça-feira. Entre eles estão Rio Verde, Jataí, Mineiros, Itumbiara, Catalão, Caldas Novas, Caçu, Caiapônia, Chapadão do Céu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Serranópolis.
 
Apesar da possibilidade de chuva, o calor permanece intenso em grande parte do estado. As temperaturas máximas previstas chegam a 39°C em Aragarças e Porangatu, enquanto Goiânia pode atingir 36°C. A combinação de temperaturas elevadas e baixos índices de umidade mantém também o alerta para queimadas e incêndios florestais.
 
Cuidados durante tempestades
 
Durante a ocorrência de raios, ventos fortes e chuvas intensas, a recomendação é:
  • Evitar permanecer próximo à rede elétrica, postes, árvores e estruturas metálicas;
  • Em caso de cabos elétricos rompidos ou caídos, não se aproximar nem tocar nos fios e acionar a concessionária;
  • Retirar equipamentos eletrônicos da tomada
As condições climáticas também exigem atenção com o risco de queimadas. A população deve evitar qualquer tipo de queima de vegetação, lixo ou resíduos, principalmente em períodos de calor, baixa umidade e ventos. Em caso de incêndio, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.