A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, realizou nesta quinta-feira (10), no Anfiteatro Municipal do Residencial Village Garavelo, a 7ª Conferência das Cidades do Município. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, universidades, setor produtivo e do poder público para debater propostas que irão compor a pauta da etapa estadual, marcada para agosto em Palmas (TO), e da Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro em Brasília.
Com o tema “Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência municipal promoveu um espaço de escuta e construção coletiva sobre os principais desafios do planejamento urbano, incluindo temas como mobilidade, habitação, regularização fundiária, sustentabilidade, planejamento territorial e participação social.
Representando o prefeito Leandro Vilela, o vice-prefeito João Campos destacou a relevância do diálogo entre os diferentes setores e esferas de governo para pensar o futuro da cidade.
“Somos um município com uma população expressiva, o que exige políticas públicas integradas e eficazes. A conferência é parte de um processo que ajuda a organizar prioridades, conectar políticas e garantir mais qualidade de vida para quem vive em Aparecida. Esse é o sonho do nosso prefeito Leandro Vilela: uma cidade onde as pessoas tenham orgulho de viver, com políticas públicas coordenadas, orçamentos bem definidos e participação social ativa”, completou João Campos.
Participaram do evento o deputado federal José Nelto e os vereadores Arnaldo Leite (presidente do Conselho das Cidades), Rogério Almeida e Cristiano Zói.
O secretário municipal de Planejamento e Regulação Urbana, Andrey Azeredo, reforçou o caráter democrático da iniciativa.
“A conferência é um espaço de construção coletiva. Aqui, diferentes segmentos como movimentos sociais, universidades, sindicatos, setor produtivo e cidadãos em geral, trazem contribuições valiosas para o futuro urbano da nossa cidade. Ao fim, elaboramos uma carta-proposta que levará a voz de Aparecida às próximas etapas”, explicou.
A participação ativa do público também marcou o evento.
“É muito importante que a população seja ouvida nesses espaços. A cidade está em constante crescimento, e precisamos pensar juntos em soluções, melhorias e avanços para habitação, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida. Participar da conferência me fez sentir parte do processo de construção de uma Aparecida melhor para todos”, afirmou o advogado Márcio Silva.
Ao longo do dia, os participantes também elegeram os delegados que representarão o município nas conferências estadual e nacional. A programação, que se estende até as 17h, foi aberta ao público. Participaram do evento o secretário de Habitação, William Panda, o subsecretário estadual de Políticas para Cidades e Transportes, Miguel Ângelo; a presidente do CAU-GO, arquiteta e urbanista Simone Prado; além de representantes de entidades da sociedade civil e lideranças convidadas.