Mabel se reúne com Gabinete de Crise para traçar novas estratégias durante período chuvoso

s novas medidas funcionarão de maneira preventiva, com ações orientativas à população

Objetivo da reunião foi montar ações preventivas e efetivas, como orientação às pessoas, e atenção redobrada das equipes no dia de temporais; prefeito determinou a compra de cancelas automáticas para serem instaladas nas vias para facilitar o processo de interdição e reforçou a aquisição do radar meteorológico, em parceria com o Estado

O prefeito Sandro Mabel se reuniu com integrantes do Gabinete de Crise, nesta sexta-feira (26/9), a fim de traçar novas estratégias para o período chuvoso. As novas medidas funcionarão de maneira preventiva, com ações orientativas à população, e também terão ações efetivas, com atenção redobrada das equipes in loco durante os temporais.

Dentre as ações, Mabel destacou o fechamento da Marginal Botafogo e da Avenida 87 durante as fortes chuvas. O prefeito ainda determinou a compra de cancelas automáticas para serem instaladas nas vias para facilitar o processo de interdição.

Segundo Mabel, a medida evita que os motoristas, motociclistas e pedestres transitem nessas vias completamente tomadas pela água, o que coloca em risco a integridade das pessoas.

“Temos que ter um trabalho ordenado. Notou a aproximação da chuva, o nosso pessoal já deve estar posicionado para o fechamento, a respeito do pico das chuvas que é, em média, de 30 minutos”, destacou.

O prefeito também explicou como funcionarão as cancelas.

“Nós temos condição de comprar as cancelas automáticas, que são aquelas que servem de aviso durante a passagem de trem. Desse modo, a Defesa Civil faz o acionamento automático delas, que vão fechando e nos darão um tempo de resposta mais rápido nessas regiões de risco. Assim, nós vamos avançar para toda cidade em pontos que têm inundação, até que a gente consiga fazer todas as obras necessárias”, pontua.

O prefeito também determinou que seja feito um traçado de rotas alternativas para os motoristas transitarem em segurança durante os temporais. Além disso, será feita a instalação de placas de risco de inundações em pontos problemáticos, campanhas de orientação para que as pessoas não transitem nessas áreas em caso de a enxurrada ultrapassar o limite do meio-fio, além da intensificação de limpezas das bocas de lobo e bueiros da cidade.

Ainda no trabalho orientativo, Mabel destacou a confecção de panfletos, vídeos e visitas in loco da Defesa Civil orientando motoristas e pedestres. O prefeito também reforçou a aquisição do radar meteorológico, em parceria com o Estado, para auxiliar na divulgação em massa de alertas sobre temporais. A Defesa Civil Municipal, inclusive, realizará neste sábado (27/9), por volta das 15h, um teste experimental de envio de alertas de emergência para celulares em toda a capital. A ação faz parte do processo de implantação do Defesa Civil Alerta (DCA), ferramenta de envio de alertas de emergência do governo federal, que será oficialmente disponibilizada à população a partir do dia 1º de outubro.

“Muitas ideias novas surgiram e nós vamos colocá-las em prática. O objetivo é fazer com que Goiânia esteja cada vez mais protegida”, afirmou o prefeito. 

Chuvas

Na última terça-feira (23/9), diversas regiões de Goiânia registraram volumes de precipitação muito acima do esperado para todo o mês de setembro, que era de 52,8 mm. De imediato, o Gabinete de Crise foi às ruas para realizar os serviços necessários para levar normalidade à cidade.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) se posicionaram para limpeza das vias e organização do trânsito e do retorno dos sinaleiros inoperantes, respectivamente. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) também fez a retirada de cerca de 40 árvores que caíram durante o temporal.

Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia