A Prefeitura de Goiânia realizou nesta terça-feira (11/11) um seminário voltado aos ambulantes eventuais. Promovido pela Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), evento levou informação aos trabalhadores, garantindo que o exercício da atividade comercial ocorra de forma organizada, segura e dentro da legalidade, em conformidade com o novo Código de Posturas do município.
Durante o evento, o secretário de Eficiência, Fernando Peternella, destacou que o objetivo é oferecer segurança jurídica para continuidade do trabalho de ambulante eventual na capital.
“A determinação do prefeito Sandro Mabel é para nós darmos apoio total a todos os ambulantes, para que eles possam trabalhar, mas de forma legal, respeitando a legislação municipal”, disse Peternella.
O seminário apresentou a Cartilha da Atividade de Ambulante, que detalha o que é permitido e o que não é permitido na atividade, além de orientar sobre como obter as autorizações necessárias para o trabalho e os direitos e deveres de cada categoria. O evento contou com a presença dos trabalhadores, representantes de entidades e lideranças comunitárias interessadas no tema.
“Estamos divulgando e entregando essa cartilha, desenvolvida pela Sefic, para os ambulantes. Nós pegamos a lei, que muitas vezes você lê e não entende muito bem o que aquilo quer dizer, e transcrevemos para uma linguagem mais fácil de ser entendida. Então, realizamos esse seminário, aberto a toda a população, para explicar a cartilha e tirar as dúvidas dos trabalhadores”, explicou.
Peternella reforçou ainda que a Sefic tem um posto de atendimento para tirar dúvidas.
“Se a pessoa quer trabalhar como ambulante, quer se adequar e tem alguma dúvida, além da cartilha, pode procurar na Secretaria de Eficiência, que nós estamos prontos para atendê-los”, finalizou. Atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, no Paço Municipal.
Acesse a Cartilha da Atividade de Ambulante aqui: https://www.goiania.go.gov.br/wp-content/uploads/2025/11/Cartilha-da-Atividade-de-ambulante_impressao-4.pdf.
Fotos: Divulgação/Secom / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia