Prefeitura de Aparecida faz nova convocação de beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento obrigatório de saúde

Apenas 42,11% do total de pessoas que têm que fazer a avaliação já compareceram

O chamamento, destinado a crianças de 0 a 7 anos e gestantes, que devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências até 30 de dezembro deste ano, foi reforçado para que ninguém perca o benefício

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convoca novamente os beneficiários do Programa Bolsa Família para o cumprimento do acompanhamento obrigatório de saúde, necessário para a continuidade do benefício. O prazo para o acompanhamento vence no próximo 30 de dezembro, e, de acordo com a SMS, apenas 42,11% do total de pessoas que têm que fazer a avaliação já compareceram.

A convocação é destinada a crianças de 0 a 7 anos e gestantes, que devem comparecer à UBS mais próxima de suas residências até o dia 30 de dezembro de 2025. O não comparecimento pode resultar na suspensão ou cancelamento do benefício.

O que é o acompanhamento obrigatório

O acompanhamento é uma exigência do Bolsa Família e tem como objetivo garantir a atenção integral à saúde de crianças e gestantes. Ele consiste em avaliação do estado vacinal das crianças, antropometria (Peso e altura) e pré-natal para gestantes.

“Estamos reforçando essa convocação indispensável para as gestantes e os responsáveis para que levem as crianças de 0 a 7 anos às UBS’s, de segunda a sexta-feira, para fazer o acompanhamento, caso ainda não o tenham feito nessa etapa atual, iniciada em 4 de agosto. Alertamos para que não percam tempo, já que é um acompanhamento muito positivo para as famílias e indispensável para a manutenção do benefício federal”, enfatiza Gustavo Assunção, superintendente de Atenção à Saúde.

Prazos e etapas anuais

O acompanhamento deve ser realizado duas vezes ao ano, conforme as vigências do programa: 1ª (De janeiro a junho) e 2ª (De julho a dezembro).

Estratégia fundamental

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), esse monitoramento dos beneficiários do Bolsa Família é uma estratégia eficaz para detectar casos de desnutrição, identificar atrasos no calendário vacinal e prevenir e controlar agravos à saúde infantil e materna. Além de ser uma exigência para a continuidade do benefício, o acompanhamento fortalece a atenção primária e contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Documentos necessários

Para realizar o acompanhamento, é necessário apresentar:

• Documento de identificação com foto (preferencialmente com CPF);

• Número de Identificação Social (NIS);

• Caderneta da Criança (para crianças de 0 a 7 anos);

• Caderneta da Gestante, quando aplicável.