Gestão Vilela encerra 2025 com mais de 2,5 mil castrações e 250 adoções, além de avanços inéditos na política de bem-estar animal

Programa PATA realizou mais de 2,5 mil castrações, ampliou ações de acolhimento e encerrou o ano com a última feira de adoção no Aparecida Shopping

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia encerrou 2025 com resultados inéditos na política de proteção e bem-estar animal. Ao longo do ano, mais de 10 feiras públicas de adoção responsável garantiram um novo lar para mais de 250 cães e gatos acolhidos ou resgatados pelo Programa de Atenção e Tratamento Animal (PATA). A última edição ocorreu neste sábado (6), no Aparecida Shopping, onde 30 animais — entre filhotes e adultos — foram adotados por famílias comprometidas com a guarda responsável.

Implantado pela gestão do prefeito Leandro Vilela e idealizado pela médica Lana Bezerra, o PATA tornou-se, em seu primeiro ano de execução, uma das políticas públicas de bem-estar animal mais estruturadas do Estado. Desde a inauguração do Centro de Castração Animal, em maio, o município já realizou mais de 2,5 mil castrações, número que, segundo estimativas técnicas, evita o surgimento de mais de 100 mil novos animais nas ruas.

A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, destaca que os resultados são fruto de uma gestão comprometida com a causa. “A importância desse trabalho está no apoio do prefeito Leandro Vilela e da primeira dama, Lana Bezerra. Neste ano conseguimos transformar a vida de quase 250 animais, garantindo lares que vão dar amor, alimento e proteção, fazendo de Aparecida uma referência nacional em adoção responsável. É um trabalho sério, porque adoção responsável salva vidas”, afirmou.

Pollyana reforça ainda que a castração é uma política de saúde pública. “Já realizamos quase 2.500 castrações em seis meses. Nosso objetivo é controlar a população animal e mudar a realidade encontrada pelo prefeito, quando não havia nenhum programa para a causa, o que aumentava abandono e maus-tratos. Cada animal castrado representa menos 100 abandonados no futuro.”

O prefeito Leandro Vilela também celebrou os avanços.

“Essa é mais uma iniciativa idealizada pela Lana e executada com dedicação pela Pollyana e toda a nossa equipe. Ao longo do ano realizamos feiras de adoção, o Bazar Solidário e ações sociais que fazem diferença na vida de pessoas e animais. O PATA se tornou referência em castração, cuidado e controle populacional. Cuidar dos animais é também cuidar da cidade e das pessoas”, afirmou.

Durante o evento, Lana Bezerra destacou a integração entre políticas sociais e proteção animal.

"Tivemos a oportunidade de realizar o Bazar Solidário com peças de grandes marcas com preços simbólicos juntamente com a Feira de Adoção e toda a renda será revertida para cestas básicas que serão destinadas a famílias vulneráveis, mas também a ONGs que atuam em proteção aos animais. Hoje aqui, ver os animais sendo adotados e observar também as castrações se multiplicando, mostra que estamos no caminho certo.”

CATA avança e ampliará a estrutura de acolhimento em 2026

Paralelamente às feiras e castrações, Aparecida segue investindo na ampliação da rede de proteção animal. As obras do Centro de Acolhimento e Tratamento Animal (CATA) avançam em ritmo acelerado e vão permitir que o município tenha uma estrutura moderna e adequada para recuperação de animais que vivem nas ruas, pré e pós castração. A entrega do equipamento marcará um novo ciclo da política de bem-estar animal em 2026, fortalecendo o acolhimento e oferecendo suporte ampliado ao PATA.