Retirada de fios soltos em Aparecida começa pela Avenida Independência

A ação começou pela Avenida Independência, na região central, onde as equipes das empresas de telefonia e internet serão responsáveis por identificar seus cabos e realizar as correções necessárias

Ação seguirá por tempo indeterminado, até organizar a fiação em todo o município, recolhendo fios obsoletos e ajustando os que estão ativos, mas em altura fora do padrão; Prefeitura monitora o trabalho, que é de responsabilidade das operadoras

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou nesta quinta (11) a retirada de fios soltos e em desuso nos postes da cidade. A ação começou pela Avenida Independência, na região central, onde as equipes das empresas de telefonia e internet - sob coordenação do Gabinete do Prefeito - percorrerão os 5 quilômetros da via organizando a fiação existente, removendo cabos obsoletos, adequando alturas fora do padrão e eliminando riscos para pedestres e motoristas.

As empresas serão responsáveis por identificar seus cabos e realizar as correções necessárias. As ações são coordenadas pelo grupo de trabalho formado na última semana, após reunião entre o prefeito Leandro Vilela, representantes do Ministério Público, Equatorial, empresas de telefonia, Câmara Municipal e equipes da Prefeitura.

Os secretários Pollyana Borges (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Wagner Siqueira (Desenvolvimento) e o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Cristiano Zoi, conduziram o início dos trabalhos, atuando sob a determinação do prefeito Vilela. A ação foi acompanhada também pela vereadora Camila Rosa.

Pollyana Borges pontuou que a situação de fios soltos ocorre em todo o Brasil e que Aparecida está engajada na solução desse problema, priorizando a questão para garantir o ordenamento da cidade.

“O prefeito Leandro Vilela já determinou que o foco agora, em 2026, é fazer a limpeza desses fios, dessa rede, para que nós possamos ter uma cidade mais segura para toda a população.”

Ela informou que a retirada dos fios será monitorada e terá os resultados avaliados mensalmente, em balanços de produtividade.

“Não é uma ação momentânea, é uma ação do programa de governo mesmo. A operação vai continuar até nós resolvermos todo o problema na cidade”, assegurou Pollyana.

Moradores podem enviar fotos e vídeos de fios soltos

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) disponibilizou o WhatsApp (62) 98459-1661 para que os moradores possam enviar fotos, vídeos e a localização dos postes com fios soltos, baixos ou tumultuados. As equipes percorrerão trechos já identificados com grande presença de cabos irregulares e atenderão as demandas enviadas pelos moradores. Além disso, o grupo de trabalho seguirá mapeando pontos com fios soltos e executando a retirada.

O secretário Wagner Siqueira explicou que os resíduos baixados dos postes serão recolhidos diariamente e colocados em um galpão. Depois, a Secretaria do Meio Ambiente dará a correta destinação “buscando uma cidade mais limpa, com menos poluição visual e com a rede muito mais disponível e muito mais sob controle."

Presidente da Associação dos Provedores Regionais de Serviços de Comunicação Multimídia de Goiás (Apress-GO), Romenig Junior Antonio de Lima também participou da ação. Ele e Cristiano Zói, que representa o prefeito Vilela no grupo de trabalho, fizeram uma reunião para orientar os operadores neste início do programa.

Romenig informou que as empresas estão desenvolvendo um aplicativo para receber as solicitações dos usuários para retirada de fios soltos.

“O aplicativo vai ser feito justamente para a gente ter mais agilidade. Ele vai conseguir também entregar para a sociedade uma ação descentralizada”, concluiu o dirigente.