A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), intensificou as ações de limpeza urbana e manutenção emergencial após a forte chuva registrada nesta terça-feira (20/1). As equipes atuam para reduzir os impactos do grande volume de água e garantir a segurança da população.
De acordo com levantamentos técnicos, mais de 80 endereços da capital recebem serviços que incluem poda de árvores, varrição, rastelação, roçagem de mato alto, limpeza de vias e praças, revitalização de espaços públicos e atendimentos emergenciais provocados pelas chuvas. Além de responder às ocorrências do dia, as frentes de trabalho executam ações preventivas de zeladoria, para evitar alagamentos e melhorar a fluidez da água em períodos chuvosos.
Um dos pontos mais afetados foi a ponte da Avenida Mangalô, sobre o Córrego do Fundo, no setor Finsocial, local em que grande quantidade de lixo, entulho, galhos e resíduos obstruíram manilhas. Equipes da Comurg seguem atuando no local para a desobstrução completa e restabelecimento da drenagem.
Outros pontos monitorados e atendidos incluem a Marginal Botafogo, a Avenida Marechal Rondon, no Córrego do Anicuns, a Avenida Gabriel Henrique, no Setor Goiânia Viva, além dos cruzamentos da Marginal Botafogo com a Avenida Independência, com a Avenida Leste-Oeste e com a Avenida Jamel Cecílio.
Sacolas plásticas, latas, garrafas, pneus e galhos de árvores estão entre os principais resíduos removidos e são materiais que contribuem significativamente para o aumento dos danos durante chuvas intensas.
A Comurg segue em regime de prontidão para atender qualquer emergência relacionada às condições climáticas. A população pode acionar o órgão por meio do aplicativo Gyn 24h.
Fotos: Divulgação/Comurg / Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia