Prefeito Vilela visita unidades de saúde de Aparecida visando aprimoramento dos atendimentos na rede municipal

Prefeito passou pelas UBS’s e UPA Brasicon. A visita técnica é continuidade do trabalho de vistorias realizado semanalmente para aprimorar a qualidade do atendimento à população

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, realizou nesta sexta-feira, 13 de março, mais uma rodada de vistorias técnicas nas unidades da rede municipal de saúde, ação que tem ocorrido de forma constante, sempre às sextas-feiras, com o objetivo de acompanhar de perto o funcionamento dos serviços e aprimorar o atendimento prestado à população.

Durante a agenda, o prefeito percorreu três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasicon para verificar a situação estrutural das unidades, os estoques de insumos e medicamentos, além de ouvir pacientes e servidores sobre as demandas e desafios da rede municipal.

Vilela esteve acompanhado pelos secretários Alessandro Magalhães (Saúde), Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano), coronel Éder Fernandes (Trânsito e Mobilidade), Vanilson Bueno (Articulação Política), Cristiano Zói e Rosildo Manoel (Secretários Executivos), além do superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, e do diretor de Atenção Primária, Giovani Melo. Também acompanharam as visitas os vereadores Isaac Martins, Rosinaldo Boy, Neto Gomes e Diogo Tufão.

Ao longo da tarde, a comitiva vistoriou as UBS’s Anhambi, Tiradentes e Boa Esperança, além da UPA Brasicon. O prefeito Leandro Vilela destacou que o objetivo das visitas é acompanhar de perto o funcionamento da rede e garantir melhorias no atendimento.

“Temos sempre que atender bem todas as pessoas. No início da nossa gestão encontramos Aparecida arrasada, endividada e abandonada, e estamos reconstruindo e aprimorando tudo incansavelmente. Ainda não temos todos os recursos que gostaríamos, mas este ano vamos avançar mais e tenho conclamado todos os trabalhadores da Prefeitura a serem cada vez mais proativos e colaborativos pelo bem da cidade”, afirmou.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, ressaltou que as UBS’s possuem grande capacidade de resolução e que a rede segue em processo de estruturação para oferecer mais conforto e qualidade no atendimento à população, desde a Atenção Primária até os casos mais complexos.

“Essas visitas do prefeito são muito produtivas e permitem que ele veja de perto o trabalho das equipes e identifique onde precisamos melhorar. Ele se interessa por cada detalhe e isso aumenta nossa responsabilidade e o compromisso com o bem-estar das pessoas”, afirmou.

UBS’s visitadas

As três UBS’s fiscalizadas nesta sexta-feira — Anhambi, Tiradentes e Boa Esperança — realizam, em média, cerca de 4 mil atendimentos mensais cada e contam com três equipes completas da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Durante as visitas, o prefeito percorreu as áreas internas e externas das unidades, verificou estoques de medicamentos e insumos, conversou com pacientes e servidores e analisou demandas estruturais que poderão resultar em reformas pontuais ou melhorias nas unidades.

Reconhecimento do trabalho

O aposentado José Francisco de Souza, de 71 anos, morador do Jardim Tiradentes e usuário da UBS Anhambi, aproveitou a visita para relatar sua experiência na unidade.

“Sou muito bem atendido aqui. Já fui em muitos hospitais na vida e aqui me sinto em casa, sabem como cuidar de mim”, afirmou.

Ele também elogiou a médica Kassita, da equipe da unidade, e o prefeito fez questão de conhecer a profissional e agradecer pelo trabalho prestado.

Atendimento na UPA Brasicon

A última unidade visitada foi a UPA Brasicon, que funciona 24 horas e realiza, em média, 13 mil atendimentos por mês, contando com uma equipe de aproximadamente 310 trabalhadores.

Durante a vistoria, o prefeito percorreu todos os setores da unidade, incluindo enfermaria e sala de estabilização. No momento da visita, 10 médicos realizavam atendimentos de urgência e emergência.

Na unidade, a moradora da Cidade Livre Amelice Batista, de 52 anos, destacou a importância da presença do prefeito nas unidades de saúde.

“É muito importante que quem decide as coisas para o povo venha ouvir a gente e ver as coisas acontecendo. A população quer ser ouvida e quer falar até para dizer o que precisa melhorar. Moro em Aparecida há mais de 40 anos e gosto de ver uma Prefeitura que tenha responsabilidade e carinho pelo povo.”

Fotos: Jhonney Macena/Secom Aparecida