HMAP é homenageado por liderança nacional em cirurgias eletivas na gestão Vilela

Unidade municipal já realizou cerca de 10 mil procedimentos eletivos desde janeiro de 2025 e recebeu reconhecimento da Associação Médica de Goiás após ser apontada pelo ministro da Saúde como referência nacional

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Prefeitura de Aparecida e administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, recebeu no último sábado (20), uma homenagem da Associação Médica de Goiás (AMG) pelo destaque alcançado na realização de cirurgias eletivas. O reconhecimento ocorre após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmar durante visita à cidade, em 30 de maio, que o HMAP é o hospital que mais realiza cirurgias eletivas no Brasil.

O resultado é reflexo do volume de atendimentos realizados pela unidade. De janeiro de 2025 até junho de 2026, o HMAP realizou cerca de 10 mil procedimentos cirúrgicos eletivos, consolidando-se como uma das principais referências do país na redução de filas e ampliação do acesso da população a cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o prefeito Leandro Vilela, o reconhecimento reforça a importância dos investimentos realizados na saúde pública do município.

“Receber uma homenagem da Associação Médica de Goiás e ouvir do ministro da Saúde que o HMAP é o hospital que mais realiza cirurgias eletivas no Brasil demonstra a força da saúde de Aparecida. Esse resultado é fruto do trabalho dos profissionais, da gestão eficiente e do compromisso de garantir atendimento de qualidade à nossa população”, destacou o prefeito, que recebeu a homenagem acompanhado do vice-prefeito João Campos.

A homenagem prestada pela Associação Médica de Goiás reconhece justamente o papel desempenhado pelo hospital na ampliação da oferta de procedimentos e na melhoria do atendimento à população. O HMAP é referência para Aparecida de Goiânia e para Goiás, atendendo pacientes encaminhados pelo SUS em diversas especialidades.

Durante visita ao hospital, o ministro Alexandre Padilha destacou os resultados alcançados pela rede municipal de saúde e classificou o HMAP como referência nacional.

“O HMAP surpreendeu até a gente. É o hospital que mais realiza cirurgias eletivas no Brasil. O que está sendo feito aqui serve de exemplo para o país”, afirmou o ministro durante a inauguração do novo conjunto cirúrgico da unidade.

Administrado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein desde junho de 2022, o HMAP vem ampliando sua capacidade de atendimento e investindo na modernização da estrutura hospitalar. Durante a visita do ministro, também foi inaugurado um novo conjunto cirúrgico, ampliando a capacidade da unidade para realização de procedimentos de maior complexidade e fortalecendo ainda mais a assistência prestada aos pacientes.

Para o diretor do HMAP, Pedro Vieira, a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho construído diariamente por uma grande equipe de profissionais comprometidos com a saúde pública e com a qualidade da assistência.

“O HMAP tem como missão ampliar o acesso da população a um atendimento resolutivo, seguro e humanizado, e o volume de cirurgias eletivas realizadas demonstra a capacidade de organização, planejamento e eficiência do hospital. Mais do que um número, esse resultado representa milhares de pacientes que tiveram a oportunidade de realizar seus procedimentos no tempo adequado, retomando sua qualidade de vida”, afirmou.

Além do reconhecimento estadual, o hospital acumula destaque em rankings nacionais e internacionais de qualidade hospitalar, consolidando-se como uma das principais unidades públicas de saúde do país.