Segurança

Após 23 anos, MPGO consegue localizar no Paraná acusado de feminicídio ocorrido em Caldas Novas

Publicado

em

Atuação investigativa do Ministério Público de Goiás (MPGO) possibilitou que Adélio Pires Santiago, que havia sido denunciado por feminicídio praticado há 23 anos, em Caldas Novas, fosse preso preventivamente no Estado do Paraná, onde passou a viver após praticar o delito e fugir. Nesta quarta-feira (9/2), foi realizada audiência de custódia virtual sobre o caso. O acusado, que está preso, será pessoalmente citado para responder à ação penal.

Segundo relatado pelo promotor, em 23 de junho de 1998, o réu matou sua ex-mulher com 12 facadas. Apurou-se que a motivação do crime foi o ciúme nutrido pelo réu em relação à vítima, da qual já estava separada judicialmente. A denúncia apontou que, “após seguir a vítima, a surpreendeu enquanto ela falava ao telefone com um terceiro, apurando-se ser seu namorado”.

A denúncia foi oferecida em 16 de novembro de 1998 e recebida em 22 de dezembro de 1998. Citado por edital, o réu jamais foi localizado. Assim, o processo e o curso do prazo prescricional foram suspensos em 24 de fevereiro de 1999. Com a prisão, a ação penal poderá ter prosseguimento.

Apuração do MPGO identificou duplicidade de RG do acusado

Após pesquisas realizadas em bancos de dados acessíveis ao MPGO, identificou-se a existência de pessoa de mesmo nome, filiação, local e data de nascimento do denunciado, com assentamento duplicado de registro de identidade (RG) e crimes praticados no Paraná. Naquele Estado, o réu havia retomado sua vida normalmente, valendo-se de um segundo documento de identidade, indevidamente expedido.

Integrantes das Promotorias de Justiça de Caldas Novas diligenciaram perante órgãos e autoridades paranaenses, recebendo, na tarefa, auxílio de integrantes do Ministério Público do Paraná. Foi verificado, junto ao Instituto de Identificação daquele Estado, que o réu utilizou a certidão de casamento com a vítima (que ele matou), para a emissão de novo RG, em 2004.

Foi pedida, então, nova diligência de oficial de Justiça para citação, bem como que a Polícia Civil fosse até o endereço localizado, relacionado ao RG feito em 2004. O acusado foi finalmente encontrado e preso, 23 anos depois do feminicídio.

(Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – foto: Banco de Imagem)

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Segurança

Goiás tem queda de até 92% na criminalidade em 2024

Publicados

em

Na comparação dos meses de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, maior redução é em roubo de carga; número de feminicídios cai 31%

O estado de Goiás registrou queda em todos os índices criminais, nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que apontam dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) na manhã desta quinta-feira (11/04), em Goiânia. A maior redução foi verificada no crime de roubo de carga, com 92% – foram 13 casos no primeiro trimestre de 2023 e apenas um este ano.

Na sequência, estão roubo de veículo, roubo a comércio e furto a transeunte, com diminuição de 34%. Os casos de roubo a transeunte caíram 33% e os de feminicídios reduziram 31%. As informações têm como fonte o Observatório de Segurança Pública do Estado e são provenientes do Registro de Atendimento Integrado (RAI), conforme diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o estado tem priorizado o combate a crimes violentos, para garantir tranquilidade ao cidadão. Para ele, os números refletem a integração das forças de segurança: “Nossas polícias trabalham em conjunto. Isso acontece quando há uma política pública séria, austera. Assim temos o que mais interessa: resultado concreto e segurança para a população”, afirma.

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

O mesmo ponto é ressaltado pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum. “Realizamos ações preventivas por parte dos policiais militares na rua, com reforço daqueles que se formaram recentemente e daqueles que estão no estágio. Além disso, há um trabalho muito bem feito pela Polícia Judiciária, Polícia Penal e Polícia Científica dando retaguarda. E o Corpo de Bombeiros é nossa força de salvamento”, salienta.

Outro destaque do balanço, disponível no site da Secretaria, é que 165 municípios não registraram nenhum homicídio de janeiro a março deste ano. Também não houve nenhum caso de roubo a banco. “A polícia goiana como um todo têm cumprido sua função, dentro dos limites da lei, e a população reconhece”, complementa Caiado. Pesquisa da Genial/Quest divulgada nesta semana revela que a segurança recebe avaliação positiva de 69% dos entrevistados.

Ações proativas
No primeiro trimestre de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão no estado. Em ações integradas, ostensivas ou no patrulhamento de rotina, as forças de segurança recuperaram 974 veículos com registro de furto ou roubo. As polícias Civil e Militar efetuaram 7.352 prisões em flagrante. Além disso, 1.158 armas de fogo apreendidas e 1.911 foragidos recapturados. 3 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.

Indicadores criminais (janeiro/março de 2024)
Roubo de Carga: -92%
Furto a Transeunte: -34%
Roubo em Comércio: -34%
Roubo de Veículos: -34%
Roubo a Transeunte: -33%
Feminicídio: -31%
Furto de Veículos: -27%
Homicídio Doloso: -24%
Furto em Residência: -20%
Roubo em Propriedade Rural: -20%
Furto em Comércio: -16%
Roubo em Residência: -14%
Tentativa de homicídio: -10%
Estupro: -9%
Furto em Propriedade Rural: -6%
Fonte: Observatório de Segurança Pública de Goiás (comparação com o período de janeiro/março de 2023)

Foto: Secom / Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA