Política

Caiado entrega Centro de Mídia do programa GoiásTec, estúdios e sala de coworking

Publicado

em

Com novos estúdios para educação e estrutura de produção de conteúdo jornalístico, Caiado comemora universalização da informação em Goiás por meio da Agência Brasil Central

Programa de mediação tecnológica tem foco em ensino para jovens residentes em locais de difícil acesso e tem capacidade para transmissões ao vivo via satélite. Autarquia também amplia ferramentas para produção de conteúdo jornalístico¬

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (20/06), na sede da Agência Brasil Central (ABC), no Parque Santa Cruz, em Goiânia, o Centro de Mídia, com quatro estúdios, para a mediação tecnológica do programa GoiásTec, que oferece aulas do Ensino Médio via vídeo para estudantes que residem em locais de difícil acesso, como povoados, distritos, assentamentos, além de comunidades quilombolas e indígenas. Ainda na ABC, o chefe do Executivo estadual entregou mais três estúdios multimídia e uma sala de coworking, estes para as programações das tradicionais Rádio Brasil Central AM, RBC FM e TV Brasil Central (TBC).

 

As inaugurações de hoje mostram Goiás do ponto de vista tecnológico, com todo o instrumental para que a gente possa chegar nos mais variados pontos do nosso Estado, disse o governador Ronaldo Caiado.

Para estruturar os espaços do GoiásTec, concebidos por meio de um Termo de Cooperação entre ABC e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Governo de Goiás investiu aproximadamente R$ 11 milhões. São três estúdios com capacidade para transmissões ao vivo via satélite e equipamentos utilizados por emissoras de televisão de todo o Brasil, além de mais um de pré-produção, onde as aulas serão qualificadas antes das exibições.

De forma presencial, professores e professoras da rede estadual farão a mediação entre o conhecimento e quem busca ele. Mais de cinco mil estudantes de toda as regiões já são atendidos pela plataforma, criada em julho de 2020. Só em 2021, foram 6 mil pessoas alcançadas, nos 1° e 2° anos no Ensino Médio, em 97 unidades de ensino, 45 extensões e 73 municípios.

A primeira turma do GoiásTec será formada neste ano, após a realização de uma prova que analisará o impacto da aprendizagem, além das taxas de evasão e abandono. A partir destes dados, a Seduc deve trabalhar na ampliação do programa para o atendimento de crianças do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), que ficará sob responsabilidade dos municípios.

“Essa estrutura aqui é para sempre”, comemorou a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli. Ela conta que tem recebido um retorno muito positivo de pais e crianças que, com os estúdios do GoiásTec, não vão mais precisar percorrer grandes distâncias e passar muito tempo em transportes.

ABC renovada
Outros três novos estúdios multimídia para as Rádios Brasil Central AM e RBC FM, e para a TV Brasil Central, além de uma sala de coworking da ABC Digital com a ABC Multimídia, que permite o compartilhamento de espaço físico e a melhoria na utilização de recursos no ambiente de trabalho, também foram entregues pelo governador Ronaldo Caiado.

O primeiro estúdio é o auditório, que já transmite os debates do Jornal Brasil Central – Edição da Tarde, além do Boa Noite Goiás. O segundo espaço é o do Esporte, que mescla tecnologia e conforto. Já o terceiro será utilizado para transmissões em cadeia entre rádio, nas frequências AM e FM, e televisão. Na área de coworking, profissionais terão ferramentas para ampliar a produção de conteúdo com foco em tecnologia digital, aproximando a ABC do público on-line, que visa comunicação rápida e linguagem acessível.

“Hoje temos a certeza de falar que Goiás é dos goianos de verdade por ter um governador da educação, da saúde, da segurança pública e, também, da comunicação”, disse o presidente da ABC, Reginaldo Júnior. Ele conta que, nas gestões anteriores, a educação já levou muitos “nãos”, mas, agora, a educação ouve “sim” todos os dias com Caiado.

Com as inaugurações na ABC nesta segunda-feira, a agência já soma nove estúdios novos entregues desde o início da atual gestão do Governo de Goiás, em janeiro de 2019, com foco em equipamentos de qualidade e estruturas de custo reduzido, mas com funcionalidade e eficiência. “Estamos promovendo a chance de todas as pessoas terem informação e se desenvolverem, sem excluir ninguém”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Estiveram ao lado do governador durante a passagem pela ABC o deputado federal Delegado Waldir; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel; o presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto.

Fotos: Lucas Diener / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA