Saúde

CAMINHO DA FÉ: Governo de Goiás intensifica ações de saúde em preparação para Romaria do Divino Pai Eterno

Publicado

em

Orientação do Governo de Goiás é para que participantes da Romaria do Divino Pai Eterno utilizem máscaras e completem esquema vacinal contra a Covid-19

Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Trindade, reforça medidas preventivas contra Covid-19 para participantes da Romaria do Divino Pai Eterno

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensifica, em parceria com a Prefeitura de Trindade, medidas de promoção à saúde para os participantes da 182ª Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno, que ocorrerá de 24 de junho a 3 de julho. Em 2022, depois de dois anos de ausência, por causa das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19, o evento religioso retorna em formato presencial, com a expectativa de participação de cinco milhões de fiéis de todo país.

Para todas as pessoas que participarão da Romaria do Divino Pai Eterno é recomendado o uso de máscaras e a atualização da carteira vacinal com a conclusão do ciclo de imunização contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço, pois existe circulação ativa do vírus. O reforço da vacina é essencial para a proteção, diminuindo o risco de agravamento da doença. Também é importante a manutenção dos protocolos sanitários com higienização constante das mãos e uso de álcool gel 70%.

“Além do uso da máscara e higienização das mãos, é muito importante alcançarmos altas coberturas vacinais com pessoas com esquema vacinal completo”, alerta o secretário da SES, Sandro Rodrigues, destacando que é consenso que a vacinação contra a Covid-19 confere uma proteção efetiva contra o agravamento de casos e óbitos. Durante a Romaria, o município de Trindade irá realizar vacinação contra Covid-19 e Influenza, com apoio de duas vans, sendo um destes veículos disponibilizados pela SES.

Com o apoio do Governo de Goiás, a Prefeitura de Trindade também disponibilizará seis pontos de atendimento multiprofissional, compostos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ambulâncias, que estarão disponíveis para o atendimento de fiéis que precisarem de socorro médico. Também foi intensificada, nas últimas semanas, a atualização da caderneta vacinal. Entre 18 de maio e 10 de junho, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e “Vacimóvel” orientaram e fizeram busca ativa para imunizar a população.

Testagem
Durante o evento religioso, será realizada ampla testagem dos participantes, principalmente, em pessoas com sintomas respiratórios e contatos de casos suspeitos ou confirmados. Serão disponibilizados três pontos de testagem com equipes do município e será feito o monitoramento (por parte da vigilância epidemiológica municipal) dos casos positivos e de seus contatos. O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) será um dos locais com testes disponíveis durante a romaria.

Ações de saúde
Outra preocupação relacionada à saúde dos romeiros é com o aumento de arboviroses – doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Por isso, a SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Trindade intensificou ações contra o mosquito, em ação realizada entre os dias 6 e 10 de junho.

Foram vistoriados 36 bairros que receberão maior número de pessoas durante a romaria. Um total de 29.419 imóveis foram alcançados pelos carros fumacê. Foram realizadas 3.613 visitas domiciliares, eliminados 78 focos, inclusive em locais de difícil acesso, com apoio de drones do Corpo de Bombeiros.

Foto: Secom / Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Saúde

Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia conquista reconhecimento de excelência no atendimento aos usuários

Publicados

em

Certificação comprova que unidade do Governo de Goiás atende aos mais altos requisitos de qualidade e segurança do paciente

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) recebeu Acreditação Nível 3 de Excelência, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para receber o nível em excelência, o Heapa atendeu três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

A conquista coloca o Heapa entre as unidades de saúde do Governo de Goiás com selo Nível 3 de Acreditação, sendo o quinto hospital público a conquistar o mais alto nível de reconhecimento concedido pela ONA, além do Hospital Estadual Dr. Anis Rassi (HGG), o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT). “O selo ONA 3 demonstra maturidade e melhoria contínua em boas práticas assistenciais, de tecnologia, atualização técnica profissional e na gestão”, ressaltou a diretora Geral do Heapa, Flávia Rosemberg.

A acreditação ONA 3 confirma que o Heapa cumpre rigorosos padrões de excelência no atendimento aos usuários. Isso significa que os pacientes podem confiar que estão recebendo cuidados de saúde de alta qualidade e segurança. O reconhecimento máximo em excelência foi anunciado após rigorosa avaliação realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), no dia 20 de março de 2024. A certificação ONA 3 do Heapa foi chancelada no dia 1º de abril de 2024.

A unidade localizada na região metropolitana de Goiânia é gerida há 10 anos pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). A diretora Regional do IGH em Goiás, Laryssa Santa Cruz, destacou que “o Heapa sempre trabalhou em prol da qualidade e da segurança do paciente. Os investimentos em recursos humanos e em tecnologia também impulsionaram a certificação ONA 3”, celebrou a diretora.

Conquista do Selo Ouro
A Acreditação do Heapa é válida por três anos e será acompanhada pelos avaliadores do Ibes em visitas periódicas de manutenção. Foram avaliados e verificados antes da recomendação da acreditação os seguintes aspectos: liderança organizacional; gestão da tecnologia e segurança da informação, da comunicação, de pessoas e de qualidade e segurança; atendimento emergencial, cirúrgico e ambulatorial; assistência farmacêutica e nutricional; internação e prevenção e controle de infecção e biossegurança.

Fotos: Heapa / Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA