Cultura

Dia Nacional do Sanfoneiro será celebrado em 26 de maio, em homenagem a Sivuca

Publicado

em

Sivuca foi responsável por divulgar a sanfona e os ritmos regionais do Nordeste

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei que institui o Dia Nacional do Sanfoneiro, a ser celebrado anualmente em 26 de maio. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20).

A data homenageia o nascimento de um dos maiores astros da sanfona no Brasil, o paraibano Severino Dias de Oliveira — conhecido como Sivuca —, que colaborou de maneira decisiva para o enriquecimento da música regional e popular e para a divulgação da sanfona mundo afora. Maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor, Sivuca tocava vários instrumentos, além da sanfona. O músico morreu em 2006.

A Lei 14.140, de 2021, é oriunda do PLS 207/2008, de autoria do então senador Efraim Morais e aprovada no Senado em 2009. Na Câmara dos Deputados, o projeto foi aprovado em 29 de março deste ano e enviado à sanção presidencial.

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Caldas Novas libera eventos com 75% da capacidade de público

Publicados

em

Novo decreto autoriza eventos artísticos, esportivos e convenções. Público deverá comprovar vacinação ou teste negativo para a Covid-19

A prefeitura de Caldas Novas, destino cativo de turistas que amam as águas quentes da região, publicou novo decreto nesta segunda-feira (27/9) que autoriza a realização de eventos com até 75% da capacidade de público.

Conforme o documento, eventos de cunho artístico, esportivo, conferências, convenções e exposições de pequeno, médio e grande porte poderão ser realizados na cidade. O controle do limite de público será feito pelo Corpo de Bombeiros.

Para participar, no entanto, as pessoas, tanto do público, quanto da parte de organização, deverão comprovar vacinação ou apresentar teste negativo da Covid-19. A imunização contra a doença deverá ter sido completada em um prazo mínimo de 10 dias anteriores à data do evento.

A prefeitura escolheu a data desta segunda para anunciar a medida por ser o Dia Mundial do Turismo. Para o prefeito Kléber Marra (Republicano), a liberação vai garantir a retomada da economia local. Caldas Novas, além dos clubes e resorts que atraem turistas de todo o Brasil, sendo um dos principais destinos turísticos em Goiás, é conhecida ainda pelos eventos, festas e festivais sertanejos que sedia.

Em agosto deste ano, um evento teste na cidade chamou a atenção pela grande quantidade de pessoas e repercutiu na mídia. Cerca de 1 mil pessoas compareceram à festa, que contou com shows de duplas sertanejas e DJs.

O descumprimento das regras estabelecidas no decreto implicará em multa aos organizadores dos eventos, com valor definido de acordo com a legislação municipal.

Influência na vacinação

O prefeito de Caldas Novas acredita, ainda, que, com a exigência da vacinação para comparecer aos eventos, isso influenciará no aumento de pessoas vacinadas na cidade.

O município registrou 12.176 casos de Covid-19, sendo que 289 resultaram em morte. Existem na cidade 327 casos ativos da doença e, desse total, 317 pessoas cumprem isolamento domiciliar.

Só na sexta-feira (24/9) foram confirmados 17 novos casos de Covid na população local.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA