Cidades

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS BENEFICIA CERCA DE 200 MIL PESSOAS COM PROJETOS SOCIAIS EM 2021

Publicado

em

Mais da metade desse público foi favorecido pelos projetos de eficiência energética da companhia, como troca de geladeiras e de lâmpadas

 Durante o ano passado, a Enel Distribuição Goiás beneficiou cerca de 200 mil pessoas no Estado com seus projetos de Sustentabilidade. O destaque está na ação Enel Compartilha Eficiência, que promove trocas de geladeiras e de lâmpadas e foi responsável por mais da metade do público favorecido em 2021.

O projeto Enel Compartilha Eficiência desenvolve e implementa ações de eficiência energética com a finalidade de reduzir o consumo de energia de casas de famílias em áreas de baixo poder aquisitivo e em unidades consumidoras comerciais e públicas. Somente em Goiás foram 116.887 beneficiados com cerca de 1,5 mil geladeiras e 57 mil lâmpadas trocadas em 36 municípios, por meio da Caravana #EnelPorVocê, além de outras iniciativas como Chuveiro Eficiente,
Iluminação Pública, Conexões Rurais, Curso Gestor Eficiente de Contas e Regularização de Clientes Clandestinos (Conexões Suburbanas), entre outros.

Desde que foi iniciado em Goiás, em novembro de 2017, o projeto Troca de Geladeiras já trocou mais de 14 mil eletrodomésticos em todo o Estado. “Isso representa mais economia para o cliente, já que uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. As geladeiras do programa têm selo Procel, que significa maior eficiência no consumo de energia elétrica”, afirma o responsável por Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria.

As ações de Sustentabilidade do Grupo Enel estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e se concentram especialmente no programa Enel Compartilha, com três objetivos prioritários de promoção: acesso à energia, desenvolvimento econômico e social das comunidades e educação e apoio às comunidades locais. “No ano passado batemos nossa meta de alcance em 40%, isso mostra como a população de

 Goiás tem apoiado e participado dos projetos”, comenta Adriano.

Dentro do programa Enel Compartilha, a companhia ainda realiza o Enel Compartilha Oportunidade, que promove capacitação para o mercado de trabalho e beneficiou em torno de 3 mil pessoas em Goiás no ano passado; o Enel Compartilha Cidadania, que orientou cerca de 18 mil pessoas sobre o cadastro no programa Tarifa Social de Energia, do governo federal; além do Enel Compartilha Consumo Consciente, que desenvolve oficinas e palestras sobre o tema; Liderança em Rede; que aproxima a empresa da comunidade; e Empreendedorismo, que apoia grupos produtivos locais.

Outro projeto de destaque em Goiás é o Ecoenel, que concede desconto na conta de luz dos clientes mediante a troca de materiais recicláveis. No ano passado, somente a Enel Distribuição Goiás beneficiou mais de 1,2 mil clientes, que entregaram 1,2 mil toneladas de material para reciclagem, rendendo em torno de R$ 300 mil em bônus na conta de energia.

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual,

 com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Cidades

Com articulação e apoio do MPGO, município de Morrinhos anuncia que vai inaugurar canil em 30 dias

Publicados

em

Fruto da articulação do Ministério Público de Goiás (MPGO), o município de Morrinhos vai inaugurar, em até 30 dias, um Centro de Acolhimento de Animais (Canil Municipal), estabelecendo uma política de bem-estar animal e saúde pública. O anúncio do cronograma de finalização da obra foi feito pelo prefeito Joaquim Guilherme Barbosa de Souza em visita ao local na sexta-feira (19/4).

Segundo relata o promotor de Justiça Guilherme Vicente de Oliveira, a ideia de estruturação dessa política municipal teve início em 2021, a partir de um procedimento instaurado na promotoria e foi sendo construída com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo. “Nós começamos do zero, então, fomos buscar exemplos em outros locais e construímos aqui um projeto de lei que foi, após a articulação, proposto pelo Poder Executivo e aprovado pelo Poder Legislativo. A partir desse amparo legal, começamos a executar o projeto com vários atos. Então, estou muito feliz de saber da construção do canil”, afirmou o promotor, durante a visita às instalações.

De acordo com o prefeito, a atuação do MP foi fundamental para a consolidação dessa política pública. Ele ponderou que, desde então, já foi estruturado o Centro de Proteção Animal, que funciona como uma espécie de triagem dos animais abrigados, além de terem sido desenvolvidas diversas ações para a castração, vacinação e adoção responsável dos animais, e campanhas educativas e de responsabilização quanto ao abandono de animais.

O canil, localizado na zona rural do município, está sendo erguido com recursos municipais e também pela destinação de valores de penas alternativas feitos pelo MPGO.

Estruturação da política pública teve também audiência promovida pelo MP

Guilherme Vicente recorda-se que, há cerca de três anos, identificou a falta de políticas públicas no município relacionadas a animais domésticos, como cães e gatos. Imediatamente, foi instaurado inquérito civil público, cuja primeira providência foi um pedido de empenho dos Poderes Executivo e Legislativo.

O MP, então, elaborou uma minuta de projeto de lei, que foi encaminhado para o Executivo e, posteriormente, após os trâmites legais, o texto foi aprovado e convertido em lei municipal. A Lei nº 3.694/2021 disciplinou a criação, propriedade, posse, guarda, uso, transporte e proteção aos animais no município. Ela trata também do registro geral de animais, vacinação, responsabilidade dos proprietários, vedação aos maus-tratos, controle reprodutivo e campanhas educativas.

Com a lei em vigor, Guilherme Vicente abriu um procedimento administrativo e acompanha desde então a execução da norma, as castrações e a estruturação dos serviços. Inclusive, em fevereiro do ano passado, foi realizada audiência pública com o tema Animais nas Ruas – Impactos na Saúde Pública e no Meio Ambiente. A audiência teve o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências negativas dessa situação e exibir experiências exitosas.  

(Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – fotos: Arquivo da 2ª PJ de Morrinhos)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA