Cidades

Equipe Traterra vai representar o Pará na Volta Ciclística de Goiás

Publicado

em

A equipe de ciclismo da Traterra Construções vai correr na 19ª Volta Ciclística de Goiás. A competição, de cinco dias e seis etapas, será na cidade de Caldas Novas de 8 a 12 de junho. A prova, organizada pelo Magalhães Esporte Clube e pela Liga Goiana de Ciclismo, tem o objetivo de desenvolver a modalidade, assim como proporcionar o intercâmbio com outros municípios, estados e países.

O atleta de ciclismo e integrante da equipe Traterra Daelson Silva dos Santos possui diversos títulos no Pará e Nordeste e já participou, sozinho, do evento em 2019. Este ano será a primeira vez que uma equipe do Pará vai competir na volta ciclística mais disputada do Brasil. “Teremos uma equipe de oito pessoas, sendo seis atletas e dois dirigentes da categoria elite”, disse o ciclista.

Segundo Daelson, a Traterra Construções, por meio do Nilson Gusmão e do diretor de esporte Fábio Jordani Azevedo de Carvalho, possibilitou à equipe a competição em nível nacional. O time paraense já disputou em estados como Tocantins, Maranhão e Piauí.

Para o competidor, disputar em uma prova de dificuldade elevada é essencial. “Esse intercâmbio é de suma importância para o desenvolvimento técnico dos competidores. O nível de ciclismo lá é muito alto e isso é muito bom para os atletas competirem com os melhores”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO
Dia 07/06 – Chegada das equipes a Caldas Novas
Dia 07/06 – 17h00 – Apresentação das equipes e entrega de kit com regulamento;
Dia 08/06 – 8h30 – 1ª Etapa: Caldas Novas / Morrinhos / Caldas Novas – 120 km;
Dia 09/06 – 8h30 – 2ª etapa: Caldas Novas / Ipameri / Caldas Novas – 140 km;
Dia 10/06 – 8h30 – 3ª etapa: Caldas Novas / Marzagão / Água Limpa / Caldas Novas – 152 km;
Dia 11/06 – 08h30 – 4ª etapa: Caldas Novas / Volta na serra / Rio Quente / Caldas Novas 88 km;
Dia 11/06 – 14h00 – 5ª Sub-etapa: Contra relógio individual estrada de FURNAS – 15 km;
Dia 12/06 – 09h30 – 6ª etapa: Circuito dentro da cidade de Caldas Novas – 1h30 + 3 Voltas.

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Cidades

Com articulação e apoio do MPGO, município de Morrinhos anuncia que vai inaugurar canil em 30 dias

Publicados

em

Fruto da articulação do Ministério Público de Goiás (MPGO), o município de Morrinhos vai inaugurar, em até 30 dias, um Centro de Acolhimento de Animais (Canil Municipal), estabelecendo uma política de bem-estar animal e saúde pública. O anúncio do cronograma de finalização da obra foi feito pelo prefeito Joaquim Guilherme Barbosa de Souza em visita ao local na sexta-feira (19/4).

Segundo relata o promotor de Justiça Guilherme Vicente de Oliveira, a ideia de estruturação dessa política municipal teve início em 2021, a partir de um procedimento instaurado na promotoria e foi sendo construída com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo. “Nós começamos do zero, então, fomos buscar exemplos em outros locais e construímos aqui um projeto de lei que foi, após a articulação, proposto pelo Poder Executivo e aprovado pelo Poder Legislativo. A partir desse amparo legal, começamos a executar o projeto com vários atos. Então, estou muito feliz de saber da construção do canil”, afirmou o promotor, durante a visita às instalações.

De acordo com o prefeito, a atuação do MP foi fundamental para a consolidação dessa política pública. Ele ponderou que, desde então, já foi estruturado o Centro de Proteção Animal, que funciona como uma espécie de triagem dos animais abrigados, além de terem sido desenvolvidas diversas ações para a castração, vacinação e adoção responsável dos animais, e campanhas educativas e de responsabilização quanto ao abandono de animais.

O canil, localizado na zona rural do município, está sendo erguido com recursos municipais e também pela destinação de valores de penas alternativas feitos pelo MPGO.

Estruturação da política pública teve também audiência promovida pelo MP

Guilherme Vicente recorda-se que, há cerca de três anos, identificou a falta de políticas públicas no município relacionadas a animais domésticos, como cães e gatos. Imediatamente, foi instaurado inquérito civil público, cuja primeira providência foi um pedido de empenho dos Poderes Executivo e Legislativo.

O MP, então, elaborou uma minuta de projeto de lei, que foi encaminhado para o Executivo e, posteriormente, após os trâmites legais, o texto foi aprovado e convertido em lei municipal. A Lei nº 3.694/2021 disciplinou a criação, propriedade, posse, guarda, uso, transporte e proteção aos animais no município. Ela trata também do registro geral de animais, vacinação, responsabilidade dos proprietários, vedação aos maus-tratos, controle reprodutivo e campanhas educativas.

Com a lei em vigor, Guilherme Vicente abriu um procedimento administrativo e acompanha desde então a execução da norma, as castrações e a estruturação dos serviços. Inclusive, em fevereiro do ano passado, foi realizada audiência pública com o tema Animais nas Ruas – Impactos na Saúde Pública e no Meio Ambiente. A audiência teve o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências negativas dessa situação e exibir experiências exitosas.  

(Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – fotos: Arquivo da 2ª PJ de Morrinhos)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA