Turismo

Goiás Turismo participa da Campus Party Brasil em dois painéis que destacam o turismo no Estado

Publicado

em

Campus Party Brasil começa nesta quinta-feira (22/07). Na sexta (23) e no sábado (24), Goiás Turismo participa de painéis que tratam de temas do turismo goiano. Autarquia também é proponente de desafio que pretende atrair soluções tecnológicas para turismo de natureza em Goiás. Projeto vencedor será anunciado neste fim de semana

O presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, participa, nesta sexta-feira (23/07), de um painel on-line da Campus Party Brasil, às 18h. Com o tema “Caminho de Cora e os desafios de desenvolvimento de aplicativos e avanços”, a apresentação também conta com a participação do secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, e do ultramaratonista, Márcio Villar.

O Caminho de Cora Coralina é a única trilha de poesias do mundo e passa por oito municípios goianos: Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás. Recentemente, Márcio Villar conheceu partes dessa trilha de longo percurso e, em breve, voltará para andar os 300 quilômetros do caminho.

Para Fabrício Amaral, ideia de aplicativos tem potencial para desenvolver o turismo goiano. “Por exemplo, no Caminho de Cora, que corta várias cidades e passa dentro de parques estaduais, um app pode ajudar o turista com informações, logística, dicas, segurança, acesso a hotéis e alimentação e por aí vai”, conta Fabrício.”

No sábado (24/07), às 15h, a Goiás Turismo participa de outro painel on-line com o tema: “A força das conexões na virada do turismo”. O gerente de Estudos Pesquisa e Qualificação, Fernando Magalhães, vai palestrar ao lado do analista técnico do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes. Eles vão falar sobre o Programa Turismo 4.0, que é desenvolvido pela Goiás Turismo em parceria com a entidade de apoio a empresas.

Com foco na retomada pós-pandemia, o programa pretende desenvolver líderes e fortalecer a governança; oferece capacitação para gestores e empresários do turismo em Goiás e fará mapeamento, estudo e análises para produção de informações de gestão e inteligência de mercado.

Hackathon

Ainda no sábado (24/07), será divulgado o time vencedor do desafio que pretende atrair soluções tecnológicas para o turismo de natureza em Goiás. Às 18h, Fernando Magalhães falará para o público um pouco mais sobre o hackathon deste ano. O desafio foi lançado no dia 16 e, desde então, os participantes se inscreveram em seis times e receberam consultoria de servidores da Goiás Turismo e de representantes do trade turístico goiano.

Na terça-feira passada (20/07), os grupos entregaram os trabalhos que passam por análise de um júri. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, é um dos avaliadores dos projetos. “A ideia de unir tecnologia e turismo é ótima e necessária. Acredito que traremos bons frutos dessa iniciativa para Goiás”, afirma Fabrício.

Campus Party Brasil em Goiás

Em 2021, a Campus Party Brasil conta com três hubs ou centros de operações: Goiás, Brasília e São Paulo. Entre os dias 22 e 24 de julho, o evento será realizado em formato híbrido, ou seja, com cinco palcos totalmente on-line e o Palco Goiás, diretamente do Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, com atrações presenciais.

Alguns palestrantes e painelistas, em terras goianas, se apresentarão de forma presencial, mas também com transmissão on-line. Contudo, devido à pandemia, não haverá cadeiras para o público, apenas espaço para os entrevistados. A transmissão de toda a programação do Palco Goiás da Campus Party Brasil será feita pelo canal do Youtube do evento.

Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

Operadoras de turismo não atingem 25% da média de embarque neste ano

Publicados

em

Associação atribui baixo desempenho à pandemia de covid-19

Os efeitos da pandemia de covid-19 sobre as viagens no primeiro semestre de 2021 fizeram com que 75% das operadoras de turismo brasileiras realizassem menos de um quarto dos embarques do período pré-pandemia. O dado foi divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) em seu boletim sobre o setor relativo ao mês de junho.

A pandemia de covid-19 teve seu período mais letal no Brasil no primeiro semestre deste ano, quando o número de vítimas da covid-19 saltou de 200 mil, em 7 de janeiro, para 518 mil, no fim de junho, cenário impulsionado pela disseminação da variante Gama no território nacional.

Os meses mais letais da pandemia foram março, abril e maio, e estados e municípios endureceram as medidas de restrição para tentar conter o avanço do vírus e reduzir o número de vítimas, informa o boletim divulgado ontem (20).

Apesar da crise sanitária e econômica, a associação avalia que o avanço da vacinação e as promoções anunciadas no período foram decisivos para a realização de vendas de viagens no período. A pesquisa mostra que, de janeiro a junho deste ano, 22% das operadoras tiveram faturamento maior ou igual ao período pré-pandemia.

Para o mês de junho, o estudo indica que 26% das operadoras não conseguiu realizar nenhum embarque, e apenas 25% atingiu ao menos a metade da média histórica de embarques para o mês.

A Braztoa informa que os destinos nacionais com maior procura são Porto de Galinhas, Gramado, Praia do Forte/ Salvador, Maceió, Porto Seguro e Rio de Janeiro.
Já no âmbito internacional, América Central e Caribe seguem no topo das vendas.

Segundo a associação de operadoras de turismo, roteiros de sol e praia, luxo e bem-estar estão entre os preferidos dos viajantes, que têm buscado “maior conexão com a natureza, comunidades locais e autoconhecimento”.

A expectativa de 30% das empresas do setor é que ao faturamento médio seja recuperado no primeiro semestre de 2022, enquanto 22% das operadoras estão mais otimistas e esperam voltar ao patamar pré-pandemia ainda no segundo semestre de 2021. Para 19%, a normalização do faturamento só deve ocorrer em 2023.

Edição: Maria Claudia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA