Saúde

Governo de Goiás homenageia doadores de sangue e lança projeto de incentivo à doação

Publicado

em

Governo de Goiás lança projeto Doador Destaque de incentivo à doação de sangue.

Iniciativa prevê a entrega da Carteira do Doador aos voluntários da Rede Estadual de Hemocentros. Na ocasião, titular da Secretaria de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, entregou troféus simbólicos em homenagem aos doadores

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou nesta quarta-feira (15/06) o projeto Doador Destaque, no auditório do Hemocentro, em Goiânia. A iniciativa que também marca o Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue, visa homenagear os doadores voluntários do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz ou de uma das oito unidades da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) no Estado.

O termo de lançamento foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, que também entregou homenagens à artista plástica Helenilce Gusmão, paciente do Hemocentro e que expõe sua arte no projeto Arte pela Vida, e a quatro doadores, representantes dos demais voluntários que, literalmente, dão o sangue pela vida de pessoas que eles nem conhecem.

O projeto prevê a entrega da Carteira do Doador nas categorias vermelha, para quem fizer de 3 a 10 doações, bronze (11 a 15), prata (16 a 20) e ouro (de 20 acima). Na “categoria” de voluntário com maior número de doações, Edmar Antônio Julião recebeu o troféu e os agradecimentos de Sandro Rodrigues. Aos 42 anos, o vendedor soma mais de 22 doações de sangue, desde o ano 2000. “É gratificante”, diz ele, sobre a alegria de fazer o bem. E sem contraindicações, garante. “É muito tranquilo doar”, recomenda.

A aposentada Laurita de Oliveira e Silva, de 69 anos, que recebeu o troféu da melhor idade, também soma mais de 20 anos nesse tipo de voluntariado. “Estou chorando até agora”, revelou. “Só tenho mais duas doações a fazer, queria continuar doando enquanto tivesse vida”, lamenta, ao lembrar que está na idade limite para doações de sangue.

No outro extremo, o homenageado é Fellype Gabriel Kloster, o mais jovem doador da Rede Hemo, aos 16 anos. “Eu decidi doar porque sei que faz bem para muita gente”, justificou. A homenagem da Rede Hemo destacou ainda o maior doador de plaquetas, representado por Emerson Rodrigues de Souza.

Extrema generosidade
Para o secretário Sandro Rodrigues, a Carteira do Doador marca a trajetória da Rede Hemo no Estado. “Doar sangue é um ato de extrema generosidade. Precisamos alimentar a cultura da doação. Só assim para salvarmos cada vez mais vidas. Além disso, reconhecer e identificar essas pessoas, por meio da carteirinha, é um agradecimento ao gesto delas, pois traz sentimento de pertencimento e responsabilidade”, afirmou.

Sandro Rodrigues destacou ainda o nível de qualidade do serviço e das instalações do Hemocentro e justificou que isso representa o ideal do Governo de Goiás. “Não é porque é público que não tem que ter qualidade”, disse, ao lembrar também o orgulho de citar, sobretudo em outros Estados, o certificado de qualidade ONA 2 conquistado pelo Hemocentro – o único na rede pública do País a receber esse título.

O secretário também agradeceu as instituições parceiras, entre elas, o HGG, HDT, também do Governo de Goiás, e o Hospital e Maternidade Dona Iris, do município de Goiânia, que receberam da superintendente de Ação Integral à Saúde, Danielle Jaques, os troféus em reconhecimento aos hospitais parceiros da Rede Hemo que contribuíram para a manutenção dos estoques no primeiro semestre de 2022.

Regionalização
Ao destacar a regionalização da saúde, concretizado na atual gestão do Governo de Goiás, o secretário lembrou que, em breve, a Rede Hemo contará com um novo prédio, todo reformulado, em Rio Verde. “Sempre vamos falar disso (regionalização), que hoje é realidade, com seis policlínicas e sete novos hospitais”, enumerou também, como exemplo de que, com planejamento e boa vontade, é possível levar saúde de qualidade a todas as regiões do Estado.

A diretora-geral da Rede Hemo Denyse Goulart falou sobre o desafio da busca por doadores de sangue, que não chegam a 2% da população, quando o ideal seriam 4%. Daí, afirma Denyse, a importância de programas como o Doador Destaque – sobretudo no Junho Vermelho, comemorado no dia 14 de junho – para agradecer, incentivar e fidelizar doadores. “Qualidade e segurança (na oferta de hemoderivados) a Rede Hemo garante, com apoio da do Governo de Goiás”, ressalta a diretora.

Participaram ainda do evento, o superintendente e o coordenador executivo do Idtech (organização social que administra o Hemocentro), respectivamente, José Cláudio Romero e Lúcio Dias Nascimento; diretora técnica do Hemocentro Coordenador, Ana Cristina Novais; diretora médica e responsável técnica do Hemocentro, Alexandra Vilela Gonçalves; Ana Paula Araújo, diretora de Ensino E Pesquisa; Diogo Ramos Veloso Costa, diretor administrativo do Hemocentro Coordenador e demais representantes de instituições, empresas, hospitais e escolas parceiras da Rede Hemo.

 

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Saúde

Ipasgo Saúde implanta serviço de vacinação em domicílio

Publicados

em

Beneficiários de Goiânia, Aparecida, Goianira, Trindade e Senador Canedo podem se imunizar contra H1N1 sem sair de casa e sem custo adicional

Beneficiários do Ipasgo Saúde agora contam com serviço de vacinação em domicílio. A ação de estreia, em parceria com o Laboratório Padrão, contempla a imunização tetravalente contra H1N1, que pode ser adquirida a R$ 70, valor exclusivo para titulares, dependentes e agregados da instituição que assiste a quase 600 mil pessoas no estado de Goiás.

A imunização domiciliar está disponível, sem qualquer custo adicional, na capital, Aparecida de Goiânia, Goianira, Trindade e Senador Canedo mediante agendamento prévio por meio do telefone 4020-9005. O desconto na aquisição da vacina contra Influenza e o serviço de aplicação também são ofertados nas unidades Sul, Marista, T-4 e Novo Horizonte, em Goiânia, além das cidades de Goianésia e Caldas Novas.

Para usufruir do benefício, extensivo a colaboradores do Ipasgo Saúde, diretos e terceirizados, bem como seus familiares (filho, cônjuge e pais), basta apresentar a carteirinha do beneficiário, crachá ou um documento de identificação que comprove o parentesco. “Essa nova parceria entre o Ipasgo Saúde e o Laboratório Padrão reforça o compromisso da nossa instituição em garantir o acesso à saúde preventiva de qualidade para os beneficiários, oferecendo não apenas descontos vantajosos, mas também comodidade e praticidade com o serviço de aplicação em casa”, avalia o presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro Cardoso.

O desconto para beneficiários do Ipasgo Saúde é para aquisição da vacina tetravalente, que fortalece a imunização contra quatro subtipos: A (H3N2 e H1N1) e duas cepas da Influenza B. O imunizante se difere do ofertado pelo Ministério da Saúde (MS), que é trivalente, pois protege contra três cepas do vírus, sendo duas de influenza A e uma B.

Casos em Goiás
A vacina contra H1N1 comprovadamente reduz as chances de complicações respiratórias que podem evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) – uma condição que afeta principalmente o sistema respiratório, levando a sintomas como febre alta, tosse intensa, falta de ar e dificuldade respiratória. Até agora, Goiás registra sete óbitos e 97 casos de Srag provocada pelo Influenza.

Também conhecida como gripe, a doença responde por 4,54% dos mais de 2,1 mil registros e por 3,91% das mortes por Srag no estado este ano. Em 2023, 866 moradores de Goiás morreram em decorrência da Srag. Desses, 68 tiveram H1N1. Em todo Brasil, na comparação com o ano passado, os testes positivos para Influenza cresceram 63,3% entre os meses de janeiro e março. O cenário é tão preocupante que o Governo de Goiás antecipou para abril o calendário anual de vacinação.

A imunização contra a Influenza é especialmente recomendada para grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde pré-existentes. No entanto, é uma medida benéfica para todas as faixas etárias, a partir dos seis meses de vida, contribuindo para a proteção individual e coletiva contra a propagação do vírus.

Fotos: Divulgação Ipasgo / Ipasgo Saúde – Governo de Goiás

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA