Entretenimento

Programa Aero – Por Trás da Aviação, no Mais Globosat, mostra a operação e versatilidade dos helicópteros

DICA PARA AMANHÃ (16/06): novo episódio do programa Aero – Por Trás da Aviação no Mais Globosat

Publicados

em


Helicópteros são muito versáteis e podem praticamente pousar em qualquer lugar. Este é um dos destaques do terceiro episódio do Aero ? Por Trás da Aviação, na próxima semana, terça-feira, dia 16 de junho, às 21h30, no Mais Globosat. O programa mostrará como funciona a operação de helicópteros sobre prédios e em lugares que não são preparados para receber uma aeronave, como um terreno de uma casa, por exemplo. Explicará também como funciona o sistema Fly-by-wire dos aviões, e encerra com uma curiosidade sobre as luzes dos aeroportos.

 

A série do canal especializado em aviação, que vem conquistando cada vez mais espaço no YouTube, apresenta a 4ª temporada produzida especialmente para a televisão no Mais Globosat – canal que hospeda o programa desde 2014. Todas às terças-feiras, até 25 agosto, o público irá conferir conteúdos especiais do canal Aero ? Por Trás da Aviação, maior mídia nacional sobre o assunto.

 

A nova temporada que começou dia 2 de junho, conta com 13 episódios que irão revelar, por exemplo, a recuperação de dois aviões da Vasp, como é feito o transporte de animais de estimação, mostrar experiências como o primeiro voo de uma criança, como funciona o táxi aéreo e voar no maior avião comercial brasileiro, fabricado pela Embraer, o E195-E2, entre outras curiosidades dos bastidores da aviação.

Para aproximar o público deste universo particular, o programa faz um giro por temas que falam tanto com aficcionados pela aviação, como com curiosos em geral, proporcionando informação e entretenimento para todos os perfis. ?Além de trazer informações sobre inovação e tecnologia do setor, o programa também é um convite para as pessoas entenderem melhor este universo tão rico e fascinante. Buscamos mostrar todos os ângulos, desde o pequeno aeroporto até o grande avião comercial, como funciona uma aeronave, do que ela é feita, curiosidades, e o lado humano?, posiciona Fernando De Borthole, piloto de avião, apresentador e produtor do Aero.

Sobre o Aero ? Por Trás da Aviação

 

Criado em 2013 e apresentado pelo piloto de avião e produtor de vídeos Fernando De Borthole, o Aero ? Por Trás da Aviação soma mais de 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais (sendo mais de 800k no canal do YouTube) e é a maior mídia em aviação do país.

 

Pioneiro, Fernando De Borthole identificou um nicho pouco explorado e uniu ao desejo de dividir sua paixão pelo universo aeronáutico. O ângulo deveria ser diferente e leve, assim como seu olhar, para alcançar tanto o público da área, quanto leigos e curiosos.

 

O Aero ? Por Trás da Aviação já mostrou aviões históricos, o pouso de um avião anfíbio (pilotado por Fernando) na Amazônia, o maior avião executivo do mundo, o Embraer Lineage 1000, pelo Brasil, e um voo marcante na réplica perfeita do 14-Bis de Santos Dumont na cidade de Caldas Novas, Goiás.

PROGRAMA AERO ? POR TRÁS DA AVIAÇÃO

TODA TERÇA-FEIRA, ÀS 21H30

CANAL MAIS GLOBOSAT

 

YouTube: youtube.com/aeroportrasdaaviac ao ? novos vídeos toda quarta e domingo.

Facebook: Aero ? Por trás da Aviação

Instagram: @programaaero

 

SINOPSES DOS EPISÓDIOS DA QUARTA TEMPORADA

 

EP 01: Antigos aviões da Vasp e Desorientação espacial

O Aero vai até a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, para conhecer o trabalho do comandante Capistrano, ex-piloto que restaurou dois aviões Boeing 737-200 da VASP. O programa também mostra os efeitos da desorientação espacial, efeito que acontece com o piloto quando ele perde a referência visual. Na curiosidade da aviação, é explicado o que é e como funciona a biruta do aeroporto.

EP 02: Voo no clássico Paulistinha e lavatório dos aviões

No Aeroclube de Bragança Paulista (interior de São Paulo), o programa embarca no clássico avião treinador brasileiro Paulistinha, projeto da década de 30 que até hoje forma pilotos no Brasil. O Aero mostra como funciona o banheiro dos aviões, de onde vem a água e para onde vão os dejetos. Na curiosidade da aviação, é mostrado por que o motor de alguns aviões modernos têm um desenho diferente.

EP 03: Operação de helicópteros e Fly-by-wire

Helicópteros são muito versáteis e podem praticamente pousar em qualquer lugar. Nesse episódio, o Aero mostra como funciona a operação de helicópteros sobre prédios e em lugares que não são preparados para receber uma aeronave, como um terreno de uma casa, por exemplo. O programa também explica como funciona o sistema Fly-by-wire dos aviões, e encerra com uma curiosidade sobre as luzes dos aeroportos.

EP 04: Voo do Embraer E195-E2 e pane em motor

O Aero acompanha os bastidores do primeiro voo da companhia aérea Azul com o maior avião comercial brasileiro fabricado pela Embraer, o E195-E2, que viajou de Campinas à Brasília. Fernando mostra como foi o trabalho dos tripulantes e os diferenciais do avião. Em um simulador de voo, o programa apresenta o que acontece se um avião bimotor turboélice perder um de seus motores.

 

EP 05: Combustível de Aeroporto e Voo em avião executivo

De onde vem o combustível que abastece os aviões no maior aeroporto do Brasil? É isso que o Aero mostra neste episódio, conhecendo as instalações do pool de abastecimento do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O programa também te leva para voar em um dos aviões executivos mais modernos do mundo, fabricado pela Embraer, o Preator 500.

EP 06: Voar por aplicativo e como funciona um motor turboélice

Atualmente existem diversas formas para viabilizar uma viagem de avião. Nesse episódio, o Aero mostra a facilidade de marcar um voo por aplicativo, em uma rota entre São Paulo e Rio de Janeiro. Também mostram como funciona um motor turboélice, e traz a curiosidade sobre pressurização dos aviões.

EP 07: Voo de Trike e Head-up display

O trike é conhecido como a ?moto da aviação?, uma aeronave simples que traz uma grande sensação de liberdade durante o voo. O Aero te leva para curtir esse voo sobre a região de Atibaia, no interior de São Paulo. O programa mostra como funciona um equipamento que ajuda o trabalho dos pilotos, o Head-up Display. Na curiosidade da aviação, fala sobre a estrutura dos flaps.

EP 08: Voo em Oshkosh e como funciona o APU

O Aero te leva para voar com um avião turboélice no maior evento de aviação do mundo, em Oshkosh, nos Estados Unidos. Também explicam como funciona o APU, um motor auxiliar dos aviões responsável por gerar energia e outras funções. Na curiosidade da aviação, explica por que a parte da frente dos motores a jato não tem pintura.

EP 09: Primeiro voo de uma criança e boroscopia

O Aero proporciona uma grande experiência da vida do Ariel Russi, um garoto de oito anos, que voou pela primeira vez e ainda pôde fazer um pouso na água com um avião anfíbio. O programa também mostra como os mecânicos fazem para enxergar danos nos motores usando a boroscopia. Na curiosidade da aviação, mostra as sinalizações dos aeroportos.

EP 10: Ensaios em voo com a FAB e frota de companhia aérea

O Aero vai até a Força Aérea Brasileira, em São José dos Campos (interior paulista), para mostrar como é feito o ensaio de novos equipamentos das aeronaves em voo. O programa também mostra porque uma companhia aérea tem vários modelos de aviões em sua frota, e conta mais uma curiosidade da aviação sobre um item no cockpit dos aviões.

EP 11: Efeitos da força G e pouso por instrumento

Junto com o especialista em fisiologia e biodinâmica do aparelho locomotor Rogério Gozzi, do canal Anatomia Fácil, o Aero encara voos de acrobacia para mostrar quais são os efeitos da força G causada pelas manobras sobre o corpo humano. Em um simulador de voo, mostra como os pilotos fazem um pouso por instrumentos. Na curiosidade da aviação, revela o maior trem de pouso do mundo.

 

EP 12: Voo nos Estados Unidos e Emergência a bordo

O Aero vai até a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, para fazer um voo em um Cessna 172 para mostrar como é esse tipo de operação no país. Também mostram o que acontece em caso de emergência em uma aeronave e quais são os procedimentos adotados. Na curiosidade da aviação, falam sobre a porta blindada do cockpit dos aviões comerciais.

EP 13: Transporte de Pets em aviões e Teste de motores

Como os pets são transportados na cabine dos aviões? O Aero mostra tudo para levar o seu pet na cabine. O programa vai até o Aeroporto Internacional de Guarulhos mostrar como são feitos os testes de motores dos aviões em manutenção. Para encerrar, uma curiosidade sobre sistema de degelo nas aeronaves.  

 

Cris Landi

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Entretenimento

HERANÇA DIGITAL: Exclusão de perfil no Facebook após morte não gera dever de indenizar

Publicados

em

Por

Por entender que o Facebook agiu no exercício regular de um direito, não havendo qualquer abusividade ou falha na prestação dos serviços, a 31ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que negou um pedido de indenização por danos morais feito por uma mãe após a exclusão do perfil de sua filha falecida na rede social.

A autora da ação afirma que usava o perfil para recordar fatos da vida da filha e interagir com amigos e familiares. Ela pediu a restauração da página e indenização pelos danos morais causados pela exclusão repentina. O juízo de primeira instância julgou a ação improcedente. A mãe recorreu ao TJ-SP, que manteve a sentença.

O relator, desembargador Francisco Casconi, lembrou que, ao criar o perfil, a filha da autora aderiu aos Termos de Serviço e Padrões da Comunidade, disponibilizados aos usuários quando ingressam na rede social. Nesses termos, o usuário possui duas opções em caso de morte: transformar o perfil em memorial ou optar previamente pela exclusão da conta. A filha da autora escolheu a segunda opção.

“Não se ignora a dor da autora frente à tragédia que se instaurou perante a sua família, e que talvez seja a mais sensibilizante das mazelas humanas. Tampouco a necessidade de procurar conforto em qualquer registro que resgate a memória de sua filha”, disse.

No entanto, segundo o magistrado, não há como imputar ao Facebook responsabilidade pelos abalos morais decorrentes da exclusão do perfil, “já que decorreram de manifestação de vontade exarada em vida pela usuária, ao aderir aos Termos de Serviço da apelada, os quais, de um modo ou de outro, previam expressamente a impossibilidade de acesso ilimitado do conteúdo após o óbito”.

Com relação à validade dos termos de serviço do Facebook, Casconi afirmou que não há regramento específico sobre herança digital no ordenamento jurídico brasileiro: “Sequer a Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) ou a novel Lei Geral de Produção de Dados se debruçaram expressamente sobre a questão”.

Assim, para ele, a questão deve ser resolvida à luz de dispositivos constitucionais e civilistas e citou especificamente os direitos da personalidade e o princípio da autonomia da vontade, “o que leva ao respeito da manifestação de vontade exarada pela titular da conta quando aderiu aos Termos de Serviço do Facebook”. A decisão foi unânime.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA