Governo Federal lança “MEI Conta com a Gente”, programa que conecta pequenos negócios a contadores parceiros

Nova iniciativa cria uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil. Plataforma digital gratuita já conta com empreendedores cadastrados em mais de 1.100 municípios

1. Governo Federal lança “MEI Conta com a Gente”, programa que conecta pequenos negócios a contadores parceiros

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (27/8), o programa MEI Conta com a Gente, iniciativa que vai aproximar microempreendedores individuais (MEIs) de profissionais de contabilidade parceiros em todo o país. A ação busca facilitar a formalização de novos negócios, a regularização de empreendimentos já existentes e a melhoria na gestão.

A plataforma digital gratuita, que já conta com empreendedores cadastrados em mais de 1.100 municípios, foi desenvolvida a partir de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico gov.br/meicontacomagente.

De acordo com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o programa representa um avanço importante no apoio aos pequenos negócios e no fortalecimento da economia popular.

"Vamos usar uma linguagem simples, direta e acolhedora para criar um laço de confiança. Nosso objetivo é promover a formalização de novos empreendedores e apoiá-los no dia a dia da gestão", explicou.

Os contadores parceiros oferecerão atendimento inicial gratuito aos empreendedores. Entre os serviços disponíveis estão: orientação sobre formalização como MEI, regularização de pendências fiscais ou cadastrais, apoio na gestão de negócios, acesso ao crédito, identificação de oportunidades de mercado e esclarecimento de dúvidas legais, tributárias e de cidadania fiscal.

Além de ser um canal de conexão com os contadores, a plataforma permitirá o cadastro de profissionais da contabilidade interessados em integrar a rede de apoio ao programa, ampliando a capilaridade e a oferta de serviços especializados em todo o território nacional.

Márcio França destacou ainda que a iniciativa tem potencial para gerar impacto direto na vida de milhões de brasileiros que sonham em empreender e precisam de orientação acessível para dar os primeiros passos ou expandir seus negócios, e reforçou que ampliar os canais de informação e apoio é essencial.

"Com o MEI Conta com a Gente, daremos mais um passo importante na promoção da inclusão produtiva e no fortalecimento do empreendedorismo, aproximando o MEI do apoio técnico necessário para crescer com segurança e regularidade", disse.

OUTRAS INICIATIVAS — O Governo Federal tem criado várias ações para auxiliar os empreendedores, como o programa Acredita, que inclui a linha de crédito ProCred360 e o Desenrola Pequenos Negócios. De acordo com secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Milton Coelho, o novo programa se soma a essas outras medidas. “Essa é a terceira grande ação que entregamos para os MEIs. A primeira foi o Cartão MEI, cartão de crédito e débito gratuito; a segunda foi o Contrata+Brasil, ferramenta digital que simplifica as contratações públicas e fortalece a economia regional. Agora chega o MEI Conta com a Gente, consolidando uma rede de apoio gratuita e acessível”, disse.