Educação

UFG e Prefeitura discutem expansão do Câmpus Caldas Novas

Publicado

em

Inicialmente haverá cursos de formação; no médio prazo, expectativa é por graduação

Uma comitiva da UFG esteve em Caldas Novas e reuniu-se com o prefeito Kleber Luiz Marra, na terça-feira (12/4). O objetivo principal foi a discussão de uma parceria que permita a expansão do câmpus da Universidade no município, com a oferta de atividades de capacitação e, no médio prazo, também cursos de graduação.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que a Universidade foi muito bem recebida pela Prefeitura do ponto de vista da expectativa de atividades que promovam a expansão do Câmpus Caldas Novas.

“O próximo passo serão discussões da UFG com as secretarias municipais de Educação e de Esportes para que possam ser elaborados projetos que venham a subsidiar um convênio com a Prefeitura de Caldas Novas, sendo bem provável num primeiro momento a oferta de cursos de qualificação e capacitação”, comentou Angelita.

Kleber Marra disse que o município tem total interesse no processo de desenvolvimento do Câmpus e colocou-se à disposição para dar sequência ao diálogo para que a parceria com a UFG seja consolidada.

No encontro em Caldas Novas, a UFG ainda foi representada pelo vice-reitor, Jesiel Carvalho; pelo pró-reitor de Administração e Finanças, Robson Geraldine; e pela diretora do Câmpus Caldas Novas, Abadia dos Reis Nascimento. Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Marinho Câmara; e os secretários municipais da Fazenda, Edésio Junqueira, e de Comunicação, Teresa Cristina; além do procurador-geral do município, Rodrigo Ribeiro.

Fonte: Reitoria Digital / Fabrício Soveral

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Cidades

Goiás contrata mais 1,1 mil jovens do Aprendiz do Futuro

Publicados

em

Programa paga salário e benefícios a adolescentes, que terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho

Mais 1,1 mil adolescentes passam a integrar o programa Aprendiz do Futuro em Goiás. A contratação do grupo foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado na tarde desta terça-feira (02/04), durante cerimônia no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia. “Nada me sensibiliza mais do que poder promover eventos como esse, que tem tudo a ver com o que nós sonhamos para o nosso querido Estado de Goiás”, ressaltou Caiado.

As vagas são para atuação em órgãos públicos com jornada de meio período. O pagamento é de meio salário mínimo, além do vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, férias e 13°. Os jovens foram selecionados por meio de edital e atendem a alguns requisitos, como: ter de 14 a 15 anos; ser estudante da rede pública ou 100% bolsista na rede particular; e renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário por pessoa.

A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado comentou que “esse programa tem mudado a vida de milhares de jovens em todo o estado, dando a oportunidade do primeiro emprego, do primeiro contato com o mundo do trabalho e, sem dúvida nenhuma, de melhorar a renda”. O Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social.

“Com o Aprendiz do Futuro, a expectativa é que eu possa agregar no meu primeiro emprego de forma competente e realizar todas as tarefas necessárias dentro de uma empresa”, ressaltou a jovem aprendiz Ananda dos Santos Costa. Ela acrescentou que seu plano é juntar o dinheiro para pagar a faculdade de Direito e realizar o sonho de ser advogada criminalista.

Durante o evento, cada adolescente contratado recebeu um kit contendo uniforme, crachá e uma sacola, que poderá ser utilizada no dia a dia. O programa ainda oferece cursos para aprimoramento pessoal e profissional.

Legenda:: Programa Aprendiz do Futuro, do governo do Estado, contrata jovens que vão trabalhar em órgãos públicos

Legenda:: Programa Aprendiz do Futuro, do governo do Estado, contrata jovens que vão trabalhar em órgãos públicos

“Agora, vocês vão ter uma oportunidade de desenvolver o talento em uma função profissional, começando em atividades menores, conhecendo as áreas que vocês poderão escolher para trabalhar, para cursar o ensino superior, um ensino técnico. É o momento de aproveitar essa oportunidade ao máximo”, destacou o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.

O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, ressaltou a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e também na formação como cidadãos. “Ao integrar a educação formal com a prática profissional, o Aprendiz do Futuro dará a vocês um novo propósito para estudar, oferecendo aprendizado técnico e de novas habilidades”, afirmou.

Ainda durante o evento, Gracinha Caiado anunciou o Aprendizes da Matemática, que será uma maratona de reforço da disciplina, aplicado por meio de aulões, testes e provas. Os 12 primeiros jovens do Aprendiz do Futuro que conquistarem as melhores notas do desafio vão ser premiados com uma viagem de intercâmbio cultural para a Europa, ainda neste ano. O Aprendizes da Matemática é realizado pelo Goiás Social, em parceria com o Senac – Goiás.

Essa é a terceira temporada de contratação do Aprendiz do Futuro. Lançado em 2021, o programa é realizado em parceria com a Demà Jovem/Renapsi e está presente nos 246 municípios goianos. Desde que iniciou as atividades, já contabiliza mais de 8 mil beneficiados. O Estado de Goiás já investiu R$ 164,4 milhões na ação.

Fotos: Hegon Correia e Rômulo Carvalho / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA