Via de extrema importância para escoamento de produtos na região faz ligação com BR-153
Moradores e comerciantes do Jardim Guanabara elogiaram os trabalhos de reestruturação asfáltica que estão em andamento na Avenida Vera Cruz, via de extrema importância para escoamento de produtos na região e que faz ligação da BR-153 com a Região Norte da capital e com a Avenida Perimetral Norte, dando acesso às GOs 080 e 070. As obras são executadas pela Secretaria de Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) com o objetivo de levar mais fluidez e segurança para quem passa pela avenida.
Operadora de caixa em uma sorveteria, Helena Lino conta que já presenciou muitos acidentes na via por conta dos desníveis irregulares do asfalto. Por isso, a obra já era uma demanda antiga e muito aguardada por quem precisa passar pela região.
“O asfalto aqui era péssimo! E, agora, imagino que ele vai ficar um tapete. E o problema aqui não é só para os veículos. Vi pessoas que foram atravessar aqui e caíram no meio da rua por causa do asfalto ruim”, conta.
Além disso, ela é usuária do transporte coletivo e conta que já se machucou dentro do veículo por conta das chacoalhadas causadas quando o veículo passa na via.
“Mesmo a gente estando sentado, sentimos o impacto. O ônibus balança muito, a gente bate as costas no banco e, se não estiver segurando bem, a gente chega a cair. Acredito que com esse trabalho, esse problema vai acabar”, afirma.
O comerciante Hegli Elton Preda vem de Inhumas para abrir a loja de ovos que tem na região. Ele passa pela Avenida Vera Cruz nos horários de pico e afirma que teve prejuízos com a quebra dos ovos por conta dos impactos causados pelo asfalto irregular.
“A gente vende a caixa fechada, mas o carro balança demais e os ovos quebram lá dentro. Aí o cliente liga reclamando que os ovos chegaram todos quebrados. A pessoa não associa que é por causa do asfalto, que balança muito. A embalagem não aguenta esse chacoalhar. Já aconteceu de abrir a caixa e perder até uma cartela e meia. Parece pouco, mas é praticamente todo o lucro. A gente ganha bem pouquinho por caixa.”
Vitória Ventura, que trabalha em uma peixaria na avenida, conta que não acreditou ao ver as máquinas trabalhando na pista depois de anos de espera. Segundo ela, a via já foi palco de muitos problemas, como acidentes, quedas de motociclistas e até mesmo de pneus estourando. Ela agradeceu o prefeito pela iniciativa.
“Os meus clientes não vão mais reclamar que o pneu estourou ou então que não tem a mesma segurança de estar vindo até aqui porque a estrutura estava tão decadente que acaba destruindo o pneu do carro deles. O prefeito está de parabéns por estar devolvendo isso”, reforça.
Obras
O projeto prevê a reconstrução da base em pontos comprometidos e a substituição do asfalto velho por um novo, com a colocação de uma camada de oito centímetros de espessura de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O investimento será de R$ 8,2 milhões. A previsão para conclusão das obras é de 60 dias.
O trecho com pouco mais de 2,5 quilômetros, sentido BR-153 até a Praça dos Expedicionários, se encontra em fase de fresagem (retirada do asfalto antigo). Os trabalhos seguem de segunda a sábado, das 8 às 18h. Ao todo serão revitalizados 5,32 quilômetros, considerando os dois sentidos da Avenida Vera Cruz.
Além disso, a Prefeitura de Goiânia tem assegurado a qualidade do asfalto utilizado nas vias da capital. O controle é realizado pelo Laboratório de Solo e Betume, departamento vinculado à Seinfra, responsável pela verificação técnica dos materiais aplicados na pavimentação. A unidade realiza testes rigorosos em amostras de solo e massa asfáltica.
O processo de pavimentação começa com um planejamento técnico detalhado, que inclui análises de solo, topografia e drenagem para definição do projeto e do tipo de pavimento. A execução envolve diversas etapas: preparação do terreno, aplicação das camadas (subleito, sub-base, base, binder – material ligante, popularmente chamado de piche – e a camada de rolamento, que é a massa asfáltica propriamente dita), além de compactação e acabamento. O objetivo é garantir uma superfície resistente ao tráfego e com alta durabilidade.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia