Programa da Prefeitura de Goiânia será destaque em simpósio internacional de iluminação pública

Brilha Goiânia será apresentado no 4º Siipe, em Salvador, como exemplo de modernização urbana e cidade inteligente

O Programa Brilha Goiânia, da Prefeitura de Goiânia, será um dos destaques do 4º Simpósio Internacional de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes (Siipe), que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em Salvador (BA). O projeto, considerado o maior investimento da história da capital em infraestrutura urbana, tem ganhado projeção internacional ao unir modernização tecnológica, segurança e conectividade.

“O Brilha Goiânia é um compromisso com o presente e o futuro da capital. Com tecnologia, segurança e sustentabilidade, construímos uma cidade mais inteligente e acolhedora. Até o final do ano, a cidade inteira estará com essa iluminação nova, bonita, em todos os pontos”, afirma o prefeito Sandro Mabel.

Com investimento total de R$ 1,4 bilhão em 25 anos, o programa aplica R$ 120 milhões no primeiro ano da Parceria Público-Privada (PPP). A primeira etapa consiste na modernização de 100% da iluminação pública da capital goiana, com cerca de 180 mil luminárias de LED, proporcionando mais eficiência energética e economia de até 50% no consumo de energia.

Além da modernização da rede de iluminação, o Brilha Goiânia inclui a instalação de 1,8 mil câmeras de videomonitoramento, expansão de 800 quilômetros de fibra óptica e oferta de internet gratuita em praças e parques. As ações fazem parte do conceito de cidade inteligente adotado pela Prefeitura.

Reconhecimento da ONU

O programa lançado em março deste ano já havia conquistado reconhecimento internacional ao obter o 3º lugar na Premiação de Parcerias Público-Privadas e Infraestrutura de 2025, promovida pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). A entrega ocorreu em maio, durante o 9º Fórum Internacional de PPPs, em Belgrado, na Sérvia. O projeto foi avaliado por um júri internacional entre 113 iniciativas de vários países e Goiânia foi a única cidade brasileira finalista.  A avaliação foi feita mediante cinco aspectos: acesso e equidade, eficácia econômica, sustentabilidade ambiental, governança institucional e impacto replicável e escalável.

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia