Prefeitura de Goiânia remove 12 toneladas de resíduos em imóvel de acumulador

Medida visa evitar incêndios e controlar a proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças. Em 2025, 23 imóveis foram alvo de limpezas compulsórias

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira (12/11) limpeza compulsória no imóvel de um acumulador na Vila Romana, na Região Leste da capital. Cerca de 12 toneladas de resíduos e materiais inservíveis foram retirados do local durante a ação, em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a medida visa proteger a saúde pública e combater o avanço de arboviroses.

“Durante vistoria na residência, agentes de combate a endemias encontraram focos do mosquito Aedes aegypti e escorpiões”, disse o secretário. “O acondicionamento inadequado de um grande volume de materiais inflamáveis amplia ainda o risco de incêndios”, acrescentou o titular da SMS.

“Nós oferecemos acompanhamento psicológico e psiquiátrico ao morador, que apresenta sinais de Transtorno de Acumulação Compulsiva e notificamos formalmente o idoso, concedendo um prazo de 10 dias para a limpeza voluntária do imóvel”, explicou o auditor de Vigilância em Zoonoses, Jadson Lima. “Como nenhuma providência foi tomada, realizamos a limpeza de forma compulsória”, pontua o auditor.

De acordo com a SMS, 23 imóveis foram alvo de limpezas compulsórias na capital em 2025.

“A secretaria atua de forma constante na realização de visitas domiciliares, identificação e fiscalização de áreas de risco e na conscientização da população”, destacou Luiz Pellizzer. As limpezas compulsórias são amparadas pela Lei Federal nº 13.301/2016, que permite a entrada forçada em imóveis privados em casos de risco à saúde pública. 

Foto: SMS / Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia