“Vamos vistoriar 2,5 milhões de casas neste ano”, diz Mabel sobre combate à dengue

Prefeitura deu início nesta segunda-feira (2/2) às vistorias de imóveis fechados em 2026, para inspeção e eliminação de focos de dengue

O prefeito Sandro Mabel lançou nesta segunda-feira (2/2) a Operação de Enfrentamento à Dengue em Goiânia. O evento foi realizado em uma casa abandonada na Rua Escócia, no Jardim Europa, dando início às vistorias de imóveis fechados em 2026, para inspeção e eliminação de focos de dengue. De acordo com Mabel, o planejamento para este ano é de executar 2,5 milhões de visitas domiciliares em toda a capital, incluindo os 1.116 imóveis mapeados que representam riscos à saúde pública.

“Vamos vistoriar 2,5 milhões de casas neste ano, com os nossos agentes de saúde, que fazem quase 21 mil visitas todos os dias em todas as regiões de Goiânia. Casas como esta aqui, serão alvo da nossa iniciativa, porque elas representam um risco iminente para toda a vizinhança”, conta o prefeito.

Em 2025, Goiânia registrou queda de quase 50% no número de casos de dengue em relação ao ano anterior. Além de citar as providências tomadas pelo Município para o que o enfrentamento da doença avance ainda mais neste ano, Mabel ressalta a necessidade da participação popular nessa tarefa. 

“Nós procuramos fazer o máximo possível para conscientizar as pessoas. O principal ato é, você que tem a sua casa, ir lá e virar os recipientes, botar areia nos pratinhos de vaso de plantas, virar as garrafas, olhar se a caixa d'água está tampada. Porque o sucesso desse combate depende de todos nós”, afirma. 

O prefeito contou que ainda que, dentre as estratégias previstas, estão a ampliação da roçagem de mato na cidade e a utilização de veículos para aplicação de Ultra Baixo Volume em áreas de difícil acesso. Serão roçados 25 milhões de metros de gramados em Goiânia em 30 dias, enquanto a média atual é de 7 milhões a cada 21 dias.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávio Toledo, diante da previsão de entrada em circulação do vírus 3 da dengue em Goiânia, a pasta tem intensificado as ações.

“A Prefeitura de Goiânia tem realizado realmente uma mega-operação, porque nós estamos usando todos os nossos equipamentos e pessoas no combate ao mosquito da dengue. E, para além disso, a gente precisa que a população receba os nossos agentes de combate a endemias em casa”, explica Toledo, afirmando ainda que 50% da responsabilidade no combate à dengue é do poder público e 50%, da população.

O superintendente esclarece que a residência escolhida para a abertura das ações é um exemplo de locais negligenciados de cuidados com possíveis criadouros do mosquito, o que coloca toda uma região em risco. O trabalho da Saúde, segundo ele, consiste em visitar o imóvel fechado ou abandonado por até três vezes e, se não obtiverem sucesso, fazer uma parceria com a Guarda Civil Metropolitana para adentrar o imóvel e realizar o manejo ambiental necessário para eliminação dos focos. 

“Nós estamos tentando cercar de todas as formas possíveis para que a gente consiga abarcar a melhor quantidade possível de locais, desde as armadilhas, até os manejos que nossos agentes têm nas unidades de urgência, emergência e de saúde básica, que nos acionam à medida que eles vão fazendo as notificações”, afirma.

Moradora do Jardim Europa há mais de 40 anos, Maria do Socorro Coutinho relatou alívio com a atuação da Prefeitura de Goiânia no imóvel vizinho, que, além de fechado, estava parcialmente demolido e acumulava lixo, tornando-se um ponto crítico para a proliferação do mosquito da dengue. 

Segundo ela, o local já havia sido identificado por agentes como um “depósito de dengue” e gerava medo constante na vizinhança, especialmente após casos graves na família e na rua.

“É inadmissível isso. Mas hoje fiquei super contente com essa operação. Abro minhas portas para os agentes, faço minha parte, não deixo água parada. Agora me sinto mais segura e acredito que vai ajudar muito aqui no bairro”, afirmou.

Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação - Prefeitura de Goiânia