Objetivo é proporcionar atividade educativa e esportiva de qualidade, estimulando o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, além de promover valores como respeito, cooperação e superação de desafios
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Captação (Secap), e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Mulheres (Semasdh), levará cerca de 60 alunos de escolas municipais para aprender mais sobre o tênis, modalidade esportiva que exige raciocínio rápido e estratégia dos atletas, dentro do projeto “Explorando os Esportes de Raquete”.
O objetivo é proporcionar atividade educativa e esportiva de qualidade, estimulando o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, além de promover valores como respeito, cooperação e superação de desafios. O torneio e a vivência esportiva também visam democratizar o acesso ao tênis, esporte ainda pouco explorado na rede pública, despertando interesse pela prática contínua e oferecendo oportunidades de interação, socialização e desenvolvimento integral dos jovens participantes.
O projeto “Explorando os Esportes de Raquete” inclui palestra sobre a história e os valores do tênis, seguida de aula prática na quadra e de uma roda de conversa para reforçar conceitos e promover interação entre os alunos. A atividade proporciona aprendizado teórico e vivência prática, estimulando habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, além de promover cooperação, disciplina e respeito às regras. É uma atividade pedagógica relacionada à educação, cidadania e inclusão social, reforçando a importância do esporte como ferramenta de transformação e mostrando como são disputados os jogos, as regras da modalidade e os requisitos para se tornar um jogador, além de incluir palestras e roda de conversa.
O evento é promovido pelo Instituto Transformação Social (ITS), durante o torneio Viva Goiânia de Tênis, competição com inscrições gratuitas para homens e mulheres, que está na segunda etapa e segue até o dia 30 de agosto na Arena Fabão, antiga Chácara Fenícia, no Parque Amazônia. A iniciativa conta com recursos de emenda parlamentar do vereador Izidio Alves e segue normas de inclusão social, utilizando mão de obra e serviços de pessoas em vulnerabilidade social, em conformidade com a lei municipal de autoria do vereador Romário Policarpo, conforme previsto no Plano de Trabalho da competição.
De acordo com o titular da Secap, Junior Toledo, a iniciativa amplia o alcance social do projeto, que conta com recursos de emendas impositivas dos vereadores. "Além do caráter competitivo, traz crianças e jovens para aprenderem como é disputada a modalidade esportiva ainda pouco acessível à comunidade e divulgará o trabalho da instituição", destaca.
- Serviço:
- Assunto: Vivência esportiva e projeto "Explorando os Esportes de Raquete"
- Data: 28/08/2025 (quinta-feira)
- Horário: A partir das 9 horas
- Local: Rua Anaca, Chácara 109, Arena Fabão (antiga Chácara Fenícia), Parque Amazônia
Foto: Divulgação/Secap / Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Captação (Secap) - Prefeitura de Goiânia