Na unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construída pela Prefeitura e gerida pelo Einstein desde 2022, regularmente atuam cerca de 20 voluntários oferecendo afeto, escuta e companhia a pacientes e familiares. A ação de Natal integra a rotina de humanização da gestão Einstein e que tem foco no fortalecimento de vínculos e em proporcionar experiências positivas mesmo em momentos de fragilidade.
O Voluntariado Einstein é uma iniciativa com sete décadas de trabalho, hoje presente em 11 unidades da organização e à frente de ações que alcançam pacientes, famílias e comunidades em diferentes regiões. Desde sua chegada ao HMAP em 2023, tem contribuído para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor.
“Estar presente, ouvir e demonstrar cuidado são gestos simples, mas que têm um impacto profundo na experiência de quem está hospitalizado. O Natal é um momento especialmente simbólico para reforçar esse afeto e lembrar que ninguém está sozinho”, destaca Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein e idealizadora do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP).
Serviço:
O que: Entrega de panetones e brinquedos com presença de Papai Noel e apresentação da Banda HMAP
Quando: 18 de dezembro, às 10h
Onde: Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia - Iris Rezende Machado (HMAP) - Av. V-5, 365-431 - Cidade Vera Cruz, Aparecida de Goiânia - GO, 74936-600
Quem: Voluntariado Einstein
Sobre o HMAP
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.
Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação - um reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico.