menu
Governo Federal autoriza 2.021 vagas na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Governo Federal autoriza 2.021 vagas na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Governo Federal autoriza 2.021 vagas na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado
Portarias que autorizam as vagas foram publicadas nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União, e incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos. CPNU 2 soma mais de 3 mil oportunidades previstas

1. Governo Federal autoriza 2.021 vagas na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

No total, a 2º edição do CPNu terá 3.652 vagas distribuídas entre 36 órgãos da administração pública - Foto: MGI

Por meio de duas portarias do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicadas nesta terça-feira, 3 de junho, no Diário Oficial da União, o Governo Federal detalhou a autorização de 2.021 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O certame, modelo inovador de seleção para o serviço público federal, prevê 3.652 vagas distribuídas entre 36 órgãos da administração pública.

A Portaria nº 4.264 autoriza 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Portaria nº 4.265 destina 21 vagas no cargo de Técnico de Assuntos Educacionais para a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Já a Portaria MGI Nº 4.266, autoriza a realização de concurso público para 1.700 cargos nos seguintes órgãos:

CPNU 2 – A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado vai ofertar 3.652 vagas, sendo 2.844 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. Desse total, 2.480 vagas serão de provimento imediato e 1.172 destinadas ao provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados. As oportunidades estarão distribuídas em 36 órgãos federais.

Os cargos serão organizados em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato se inscreva para mais de um cargo dentro do mesmo bloco e defina sua ordem de preferência.

O CPNU reforça o compromisso do Governo Federal com a democratização do acesso ao serviço público, com provas aplicadas em 228 municípios de todas as regiões do país. A organização e execução do concurso serão conduzidas diretamente pelo MGI, que também será responsável pela edição dos atos normativos que regulamentam o certame.

APLICAÇÃO DAS PROVAS – O CPNU 2 contará com dois dias de aplicação de provas:

1º dia (05/10/2025): Provas objetivas para todos os candidatos inscritos;

2º dia (07/12/2025): Provas discursivas, exclusivas para os candidatos habilitados na primeira fase e convocados para a segunda etapa.

Cronograma previsto do CPNU 2:

Confira a tabela atualizada com os órgãos e cargos participantes da segunda edição do CPNU

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/public/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook