Gracinha Caiado inaugura nova sede da Delegacia da Mulher em Aparecida de Goiânia

Gracinha Caiado inaugura nova sede da Delegacia da Mulher em Aparecida de Goiânia

Delegacia da Mulher oferece ambiente seguro e acolhedor para mulheres em situação de violência: novo prédio foi inaugurado com a presença da primeira-dama, Gracinha Caiado

Estrutura amplia atendimento a mulheres vítimas de violência. Estado conta com 26 unidades especializadas. Em discurso, primeira-dama anunciou ainda que todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) do estado passarão por reforma e reestruturação

Reforçando a proteção às mulheres no estado, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, inaugurou, nesta quarta-feira (19/3), a nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Aparecida de Goiânia, localizada no Parque Veiga Jardim. Durante a cerimônia, Gracinha também entregou uma nova viatura para reforçar o trabalho da unidade especializada, totalizando seis veículos.

"Desde o primeiro momento do governo, trabalhamos arduamente para combater o feminicídio e a violência contra as mulheres. A Deam é uma ferramenta extremamente importante para que elas tenham proteção e cuidado em um momento tão delicado como o de vir prestar queixa em uma situação de agressão", ressaltou Gracinha. "Vamos trabalhar todos os dias para apoiar a mulher em todas as ocasiões, dando oportunidades e ferramentas para que elas possam mudar o curso de sua vida", completou.

A Deam de Aparecida soma-se a outras 26 unidades do gênero espalhadas pelo estado, com a função principal de atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência. O delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, explicou que as equipes utilizam uma nova ferramenta de inteligência artificial para filtragem dos casos.

“Isso permite o ranqueamento da gravidade da situação dessas mulheres e, assim, temos condições de acompanhar cada uma de forma mais pontual e certeira”, disse. A titular da Deam de Aparecida de Goiânia será a delegada Bruna Coelho Soares.

Adicionalmente, o espaço onde funcionava a antiga delegacia da mulher, na Vila Brasília, está fechado para reforma e, em breve, a unidade deverá retomar os atendimentos, funcionando 24 horas. Durante o evento, Gracinha Caiado anunciou ainda que todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) do estado passarão por reforma e reestruturação para garantir um acolhimento mais digno e humanizado às vítimas.

Investimentos

A nova delegacia amplia os esforços do Governo de Goiás no combate à violência contra as mulheres. Em 2020, foi criado o Batalhão Maria da Penha, alcançando 16 municípios com equipes especializadas. Em 2023, o Estado criou o Aplicativo Mulher Segura, que permite às mulheres pedirem auxílio policial de maneira rápida em situações de violência. No ano passado, a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM), em Goiânia, foi ampliada e revitalizada, além de receber novas viaturas, armas e coletes balísticos.

Fotos: Romullo Carvalho / Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

 

 

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/public/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook