Visto
1. População do Brasil alcança marca de 213,4 milhões de habitantes, divulga IBGE
População em shopping de Brasília: Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno é uma das cinco mais populosas do país, com 4,8 milhões de habitantes - Foto: Vitor Vasconcelos / Secom-PR
A população brasileira era de 213,4 milhões de habitantes até 1º de julho de 2025, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa uma alta de 0,39% em relação ao ano passado. Os dados da pesquisa foram publicados na edição desta quinta-feira, 28 de agosto, do Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Nº 1.098/2025.
O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM), que são modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados e municípios previstas na Constituição Federal. A pesquisa também é referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, a tendência de crescimento da população é cada vez menor. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População, ambas pesquisas realizadas pelo IBGE”, avalia.
CIDADES — De acordo com o levantamento, 27 capitais estaduais concentraram 49,3 milhões de habitantes em 2025, o equivalente a quase um quarto (23,1%) da população total do país. O crescimento populacional das capitais com mais de um milhão de habitantes ficou abaixo de 1%, com exceção de Manaus (AM), que cresceu 1,05%.
A região metropolitana de São Paulo continua sendo a mais populosa do país, com 21,6 milhões de habitantes, seguida por Rio de Janeiro (12,9 milhões), Belo Horizonte (6 milhões) e Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,8 milhões). Porto Alegre (4,1 milhões) e Fortaleza (CE) completam o ranking das seis mais populosas.
Guarulhos e Campinas, ambas em São Paulo, são as únicas cidades não-capitais que aparecem na lista, com 1,3 milhão e 1,2 milhão, respectivamente. Também são os municípios mais populosos entre os 26 com mais de 500 mil habitantes que não são capitais. São Gonçalo (RJ) é o terceiro, com 960 mil.
Na parte de baixo da lista, 26 municípios têm menos de 1.500 habitantes. Serra da Saudade (MG) é o menos populoso, com 856. Anhanguera (GO) e Borá (SP), com 913 e 932, completam a lista de cidades com menos de mil habitantes.
CONCENTRAÇÃO — O estudo também mostrou a distribuição da população brasileira e dos municípios de acordo com as classes de tamanho da população. Ao todo, 42,8 milhões de pessoas, ou 20,1% do total, estão distribuídas em 15 municípios com população superior a 1 milhão de pessoas.
Os cinco municípios menos populosos são Serra da Saudade (MG) com 856 habitantes, Anhanguera (GO) com 913 pessoas, Borá (SP) com 932 moradores, Araguainha (MT) com 997 habitantes, e Nova Castilho (SP), com população estimada em 1.072.
MÉTODO — As Estimativas da População residente nos municípios foram calculadas com base nas Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2024, e nos totais populacionais dos municípios enumerados pelos Censos Demográficos 2010 e 2022.
Comments
0 comment