Ministério Público Investiga Possível Sobrepreço em Contratos da Administração Pública de Caldas Novas

Ministério Público Investiga Possível Sobrepreço em Contratos da Administração Pública de Caldas Novas

Ministério Público Investiga Possível Sobrepreço em Contratos da Administração Pública de Caldas Novas
Chamou atenção a logística de entrega dos produtos adquiridos, aliada ao fato de que frigoríficos localizados mais próximos da cidade poderiam oferecer valores mais competitivos.

No dia 27 de março, a 5ª Promotoria de Justiça de Caldas Novas, sob a condução do Promotor de Justiça Wessel Teles de Oliveira, instaurou o Inquérito Civil nº 202400261676 para apurar a existência de possível sobrepreço em contratos administrativos firmados pelo município. Os contratos em questão, de números 051/2024 e 056/2024, são oriundos do Pregão Eletrônico nº 032/2023 e foram celebrados com as empresas TOP CARNES DISTRIBUIDORA LTDA e Mapaju Distribuição LTDA.

A empresa TOP CARNES DISTRIBUIDORA LTDA opera desde 07/07/2022, sob o CNPJ 47.059.731/0001-76 e tem sua sede localizada na Rua das Falcatas, 56 loja 04, - Jardim das Alterosas 1ª Seção, Betim - MG. Já a Mapaju Distribuição LTDA está registrada sob o CNPJ 36.821.330/0001-95 e possui sede na Avenida Lucena Roriz, SN, Quadra 28, Lote 22, Jardim do Ingá, Luziânia - GO.

A investigação do Ministério Público tem como foco principal analisar se a contratação dessas empresas resultou em prejuízo aos cofres públicos, considerando a distância significativa entre os fornecedores e o município de Caldas Novas. A logística de entrega dos produtos adquiridos, aliada ao fato de que frigoríficos localizados mais próximos da cidade poderiam oferecer valores mais competitivos e uma distribuição mais eficiente, levanta questionamentos sobre a economicidade do processo de compra realizado pela administração municipal.

Com a instauração do inquérito, serão solicitadas informações detalhadas sobre os critérios utilizados na escolha dos fornecedores, bem como será avaliada a compatibilidade dos preços praticados com os valores de mercado. Caso sejam identificadas irregularidades, medidas cabíveis poderão ser tomadas para garantir a transparência e o correto uso dos recursos públicos.

O Ministério Público reforça a importância da participação da população na fiscalização dos atos da administração municipal e incentiva eventuais denúncias ou manifestações sobre o caso. A investigação segue em andamento, e novos desdobramentos serão divulgados conforme o avanço do processo.

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/public/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook