Ação Social

Em Itaguaru, Caiado entrega novas casas do Pra Ter Onde Morar

Publicado

em

Governador entregou 26 moradias e autorizou a construção de outras 30, no município. Meta da gestão é fazer 10 mil unidades a custo zero em todo estado até 2026

O governador Ronaldo Caiado demonstrou mais um compromisso com o bem-estar das famílias goianas ao entregar, nesta sexta-feira (27/10), 26 unidades habitacionais do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção. A solenidade ocorreu no Loteamento Eldorado, em Itaguaru, a 125 quilômetros de Goiânia. São moradias a custo zero, sem a necessidade de entrada ou financiamento por parte dos contemplados.

Jaqueline Ferreira foi uma das contempladas com uma casa: “Meu sonho era ter uma e hoje consegui. Agora tenho um lugar que é meu”

Jaqueline Ferreira foi uma das contempladas com uma casa: “Meu sonho era ter uma e hoje consegui. Agora tenho um lugar que é meu”

“No nosso governo, o imóvel feito pelo poder público precisa ter qualidade. Aqui em Itaguaru, 26 famílias terão essa qualidade para morar. Hoje mesmo já podem se mudar”, explicou o chefe do Executivo estadual ao apresentar as novas moradias. No evento, Caiado anunciou ainda a autorização para a construção de mais 30 casas na cidade. “Elas dão dignidade àquelas pessoas que não tiveram oportunidade”, completou o governador.

O vice-governador Daniel Vilela avaliou a importância de políticas públicas habitacionais dentro das pequenas cidades. “Caiado determinou que o programa fosse para o interior, onde prefeitos não têm recursos. Essas casas, às vezes, equivalem a três meses da folha de um município, que precisa de dinheiro para outras coisas também. As moradias fazem com que as pessoas fiquem nas suas cidades. Há quase 30 anos, Goiás não tinha um governo tão presente na vida do cidadão”, disse.

Exemplo
O Pra Ter Onde Morar se destaca como iniciativa bem-sucedida do Governo de Goiás em sua missão de proporcionar um lar adequado para as famílias que mais precisam, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em todo o estado. “Itaguaru não recebia um governador há 12 anos antes do governo Caiado. A luta do governador por Goiás nos orgulha. Tenho gratidão pelo compromisso que tem com nossa cidade e por vir entregar casas às pessoas que não têm condições”, falou o prefeito Fernando Araújo.

Até o momento, o programa já contratou a construção de cerca de 6 mil unidades habitacionais em 130 municípios de Goiás. Cada moradia tem um custo médio de aproximadamente R$ 127 mil. A meta do governo é entregar 10 mil casas a custo zero até 2026. O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, definiu Caiado como “o homem da moradia”. “Se coloca como um realizador de sonhos das famílias goianas e mostra sensibilidade com a proteção social por meio deste que é o maior programa habitacional do Brasil”, pontuou o gestor.

Padrão de excelência
As novas casas, construídas pela Park Construtora e Incorporadora, contam com cerca de 42 metros quadrados de área construída, incluindo sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado e recuo frontal gramado.

A jovem Jaqueline Ferreira foi uma das contempladas em Itaguaru. Ao lado do marido, Robson Ferreira, e com seus filhos Fernanda, de cinco anos, e Kauê, de apenas dois, ela projeta uma vida “completamente diferente” a partir de agora. “Essa casa significa tudo na minha vida. Meu sonho era ter uma e hoje consegui. Agora tenho um lugar que é meu. Quem paga aluguel vê o dinheiro ir e não voltar nunca mais. Esse programa vem para ajudar muito as famílias como a nossa”, analisou a nova proprietária.

Inédito no país, o programa projeta a entrega de mais de 300 casas somente em outubro, distribuídas em diversos municípios. Itaguaru, que recebeu 26 unidades, se junta a outras cidades beneficiadas, como Damolândia, Campestre, Firminópolis, Padre Bernardo, Córrego do Ouro e Cristianópolis.

Fotos: Wesley Costa / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Ação Social

Governo promove ações de combate à exploração infantil no turismo

Publicados

em

Para sensibilizar empreendedores turísticos, Ministério do Turismo reafirma a importância da adesão ao Código de Conduta Brasil, que tem experiências de boas práticas da ONU Turismo para prevenção e enfrentamento ao crime de violência sexual contra crianças e adolescentes

Na Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto Juvenil, cuja data é marcada para o dia 18 de maio, o Ministério do Turismo (MTur) está promovendo uma ação de sensibilização para incentivar parceiros do setor a aderirem ao Código de Conduta Brasil. A iniciativa é voltada para prevenção e enfrentamento ao crime de violência sexual contra crianças e adolescentes, ao mesmo tempo que fortalece o turismo responsável no país.

Acesse o site e saiba mais.

O Código de Conduta Brasil, criado pelo MTur, tem com base as experiências de boas práticas da ONU Turismo e é um instrumento de compromisso, de livre adesão, que estabelece padrões de comportamento ético de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores. O objetivo é orientar o setor como agir e a adotarem uma posição explícita de repúdio à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O Governo Federal entende que precisamos dar as ferramentas legais para que quem está na ponta e o Código de Conduta é um excelente instrumento que orienta o nosso setor a como agir no sentido de coibir práticas violentas que envolvam nossas crianças e jovens. E nós, do Turismo, podemos combater tais atos pelo acolhimento e denuncia” Celso Sabino, ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a importância da união de todos para o combate a esse crime. “Nós, como Governo Federal, entendemos que precisamos dar as ferramentas legais para que quem está na ponta e o Código de Conduta é um excelente instrumento que orienta o nosso setor a como agir no sentido de coibir práticas violentas que envolvam nossas crianças e jovens. E nós, do turismo, podemos combater tais atos pelo acolhimento e denuncia”, afirmou.

A estratégia envolve ações de disseminação de informação e capacitação, de modo que funcionários e parceiros comerciais tenham mais esclarecimento sobre o tema e saibam como proceder em casos suspeitos, desde a identificação suspeitos até as denúncias ao Conselho Tutelar e Disque 100.

A coordenadora de Turismo Responsável do MTur, Laís Campelo, explicou que “prevenir a exploração de crianças e adolescentes é um dever de todas as pessoas, por isso, o turismo também é responsável por atuar no enfrentamento a esse crime. Assim o Código de Conduta se soma às ações públicas para prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, em especial, pela reafirmação da conduta ética dos estabelecimentos turísticos com a legislação brasileira”.

Parceira do MTur, a rede de hotéis Accor está trabalhando junto na mobilização do setor para maior adesão ao Código de Conduta. Em live realizada para a rede hoteleira foi possível promover o compartilhamento de responsabilidade e incentivar que mais hotéis passem a incluir a estratégia junto aos prestadores de serviços turísticos, para maior cuidado com os viajantes.

“Reconhecemos a importância de parcerias estratégicas, como a estabelecida com o Ministério de Turismo, na adesão ao Código de Conduta Brasil. Elas são fundamentais para fortalecer os nossos esforços para garantir um ambiente seguro para todas as crianças”, comentou Magda Kiehl, SVP Jurídico, Compliance & Corporate Security da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

PARTICIPE — As empresas e prestadores de serviços turísticos que se comprometerem com o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo deverão estar cadastradas no Cadastur e firmar Termo de Compromisso por meio do Sistema de Monitoramento do Código de Conduta.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA