Mabel exalta avanços no transporte coletivo em Goiânia durante inauguração do Terminal do Dergo

Mabel exalta avanços no transporte coletivo em Goiânia durante inauguração do Terminal do Dergo

O novo terminal integra pacote de modernização do BRT Leste-Oeste, com investimentos em conforto, eficiência e redução do tempo de viagem

Subsidios de R$ 300 milhões da prefeitura garantem investimentos em metronização, sincronização semafórica, reformas nos terminais e estações, congelamento na tarifa e renovação da frota de ônibus. Prefeito participou do evento ao lado do governador Ronaldo Caiado

O prefeito Sandro Mabel destacou nesta quarta-feira (17/12) as ações estruturantes já implantadas pela Prefeitura de Goiânia no transporte coletivo, durante a inauguração do novo Terminal do Dergo, realizada ao lado do governador Ronaldo Caiado. A entrega segue o conceito arquitetônico e funcional do Projeto Nova Anhanguera, que já resultou na modernização dos terminais da Praça da Bíblia e do Novo Mundo.

Durante o evento, Mabel relembrou as ações implantadas pela Prefeitura, com destaque para a metronização do sistema, tecnologia inédita no Brasil que utiliza inteligência artificial, comunicação em tempo real e sincronização semafórica. A iniciativa já garantiu redução média de 30% no tempo de viagem nos corredores do BRT, assegurando prioridade aos ônibus em cerca de 90% do trajeto e melhorando também a fluidez do trânsito urbano.

Segundo ele, os investimentos contínuos em frota nova, terminais modernos e tecnologia têm como objetivo devolver protagonismo ao transporte público.

“Ônibus com ar-condicionado, terminais bem estruturados e viagens mais rápidas estimulam as pessoas a deixarem o carro em casa e optarem por um transporte confortável e eficiente, que é também uma política social”, destacou.

Mabel ressaltou ainda o esforço conjunto entre município e Estado para manter a tarifa acessível, custeando 41,2% do subsídio total do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), mesmo percentual repassado pelo Governo de Goiás. O restante é pago por outros municípios da rede. O recurso possibilita a manutenção da passagem a R$ 4,30 para o usuário, valor mantido sem reajuste desde 2019. Sem o subsídio, o valor real da passagem seria de R$ 12,51. A capital goiana é a única brasileira que não aumentou o preço da passagem em seis anos.

Além do congelamento da tarifa, a parceria entre Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás possibilitou a renovação da frota, que é a mais nova do país entre grandes cidades, com veículos climatizados, acessíveis, tecnológicos, com monitoramento eletrônico e menor impacto ambiental. Os investimentos se traduzem em viagens mais rápidas, acessibilidade ampliada e maior segurança, além de contribuir para reduzir custos operacionais.

“Com esse investimento, é possível modernizar a frota, qualificar os terminais e garantir uma tarifa justa para o trabalhador, com qualidade de vida, mobilidade e desenvolvimento para a cidade”, completou.

Sobre o Terminal do Dergo, ele afirmou que o “espaço estava em condições muito precárias e hoje foi entregue uma estrutura completamente renovada, ampliada e pensada para dar dignidade ao passageiro”. Ele também destacou a revitalização de banheiros, áreas de embarque mais confortáveis e um ambiente seguro. 

Já o governador Ronaldo Caiado enfatizou os avanços ambientais e tecnológicos, como a introdução de ônibus elétricos e a transição para biometano, além da manutenção da tarifa em R$ 4,30 há sete anos em toda a região metropolitana.

“Estamos mostrando que é possível oferecer transporte público de qualidade, com ônibus novos, climatizados, wi-fi, carregadores de celular e integração tarifária, sem pesar no bolso do cidadão. Esse modelo de parceria entre Estado e municípios virou referência nacional”, pontuou.

Responsável por atender 19 linhas e cerca de 25 mil usuários diariamente, o Terminal do Dergo passa a operar em um novo padrão de qualidade, preparando o sistema do BRT Leste–Oeste para veículos mais modernos, com novas tecnologias de operação, maior eficiência e mais conforto para os passageiros. A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 16,5 milhões e foi concluída em oito meses, ampliando a área total de 2.934 metros quadrados para 3.492 metros quadrados.

Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Andreazza Joseph
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