Prefeitura de Aparecida faz nova convocação de beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento obrigatório de saúde

Prefeitura de Aparecida faz nova convocação de beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento obrigatório de saúde

Apenas 42,11% do total de pessoas que têm que fazer a avaliação já compareceram

O chamamento, destinado a crianças de 0 a 7 anos e gestantes, que devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências até 30 de dezembro deste ano, foi reforçado para que ninguém perca o benefício

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convoca novamente os beneficiários do Programa Bolsa Família para o cumprimento do acompanhamento obrigatório de saúde, necessário para a continuidade do benefício. O prazo para o acompanhamento vence no próximo 30 de dezembro, e, de acordo com a SMS, apenas 42,11% do total de pessoas que têm que fazer a avaliação já compareceram.

A convocação é destinada a crianças de 0 a 7 anos e gestantes, que devem comparecer à UBS mais próxima de suas residências até o dia 30 de dezembro de 2025. O não comparecimento pode resultar na suspensão ou cancelamento do benefício.

O que é o acompanhamento obrigatório

O acompanhamento é uma exigência do Bolsa Família e tem como objetivo garantir a atenção integral à saúde de crianças e gestantes. Ele consiste em avaliação do estado vacinal das crianças, antropometria (Peso e altura) e pré-natal para gestantes.

“Estamos reforçando essa convocação indispensável para as gestantes e os responsáveis para que levem as crianças de 0 a 7 anos às UBS’s, de segunda a sexta-feira, para fazer o acompanhamento, caso ainda não o tenham feito nessa etapa atual, iniciada em 4 de agosto. Alertamos para que não percam tempo, já que é um acompanhamento muito positivo para as famílias e indispensável para a manutenção do benefício federal”, enfatiza Gustavo Assunção, superintendente de Atenção à Saúde.

Prazos e etapas anuais

O acompanhamento deve ser realizado duas vezes ao ano, conforme as vigências do programa: 1ª (De janeiro a junho) e 2ª (De julho a dezembro).

Estratégia fundamental

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), esse monitoramento dos beneficiários do Bolsa Família é uma estratégia eficaz para detectar casos de desnutrição, identificar atrasos no calendário vacinal e prevenir e controlar agravos à saúde infantil e materna. Além de ser uma exigência para a continuidade do benefício, o acompanhamento fortalece a atenção primária e contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Documentos necessários

Para realizar o acompanhamento, é necessário apresentar:

• Documento de identificação com foto (preferencialmente com CPF);

• Número de Identificação Social (NIS);

• Caderneta da Criança (para crianças de 0 a 7 anos);

• Caderneta da Gestante, quando aplicável.

Banner Responsivo 300x250

Conteúdo da página

Conteúdo de exemplo — substitua com o seu.

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook