Visto

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Consórcio Limpa Gyn, já instalou 55 novos contêineres para reforçar a limpeza em áreas de grande movimento na cidade. Com capacidade para mil litros, equipamentos contribuem para o descarte correto de resíduos, evitando que o lixo fique espalhado pelas ruas da capital.
“Os contêineres facilitam a vida da população e a limpeza da cidade. Ao invés de deixar sacos em qualquer lugar, colocamos os equipamentos em diversos pontos da capital para evitar lixo espalhado na rua. Lixo que, antes, parava dentro dos bueiros e alagava as ruas, agora isso acabou”, destacou o prefeito Sandro Mabel.
As entregas começaram pelos mercados municipais, em julho, e já atendem bairros como o Jardim Novo Mundo e Estrela Dalva, na Região Noroeste de Goiânia. Segundo o diretor do Consórcio, Renan Andrade, os pontos de instalação foram definidos a partir da análise dos locais com maior fluxo de pessoas.
“Identificamos locais com grande concentração de pessoas e acúmulo de lixo jogado de forma irregular. A instalação dos contêineres é para favorecer a coleta, principalmente nas áreas com maiores problemas. O objetivo é deixar as ruas limpas, fazer a separação do lixo e destiná-lo ao local correto”, afirmou.
Foram instalados quatro contêineres no Mercado Municipal de Campinas, dois no Mercado Municipal Pedro Ludovico e dois no Mercado Central. Na Rua 44, foram entregues 16, 15 na Vila Canaã, seis na Rua do Lazer, quatro no Parque Zoológico, dois no Centro POP, um no Novo Mundo e um no Estrela Dalva.
A vendedora de água de coco Lurdineia Araújo, que atua na Região da 44, lembra que sempre via seus clientes jogarem as garrafas e coco no chão pela falta de lixeira. “Muitos jogavam no chão e a feira ficava muito suja. Agora, com a lixeira, melhorou. Lixo agora é no lixo. Foi uma boa iniciativa da prefeitura”, agradeceu.
Já o Tales Vieira, que trabalha na Vila Canaã há 10 anos, afirma que as ruas limpas atraem mais clientes.
“A lixeira grande foi uma ideia muito boa, deixou o ambiente mais limpo e organizado, isso vai atrair mais clientes para a região. Antes, ficava muito bagunçado e sujo porque não tinha lugar de colocar”, lembrou.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Comments
0 comment