Programa Cidade Segura já retirou mais de 19 toneladas de fios irregulares em Goiânia

Programa Cidade Segura já retirou mais de 19 toneladas de fios irregulares em Goiânia

Força-tarefa tem atuado diariamente para organizar a fiação de telecomunicações instalada de forma desordenada ao longo dos anos, que representa riscos à população e agravava a poluição visual

O Programa Cidade Segura da Prefeitura de Goiânia já alcançou, em 40 dias de atuação, a marca de mais de 19 toneladas de fios irregulares, inutilizados ou obsoletos retirados dos postes da capital. O balanço foi apresentado nesta terça-feira (2/12), durante reunião no Ministério Público de Goiás (MPGO).

A força-tarefa tem atuado diariamente para organizar a fiação de telecomunicações instalada de forma desordenada ao longo dos anos, que representa riscos à população e agravava a poluição visual. Ao todo, já foram regularizados 648 postes, em aproximadamente 17 quilômetros de vias.

De acordo com o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Rodrigues Novais, atualmente 26 empresas do setor participam das ações, o equivalente a cerca de 24% das companhias com contratos ativos de compartilhamento de postes com a Equatorial Energia.

“Estamos discutindo estratégias para ampliar essa adesão, incluindo a criação de um selo de reconhecimento para operadoras que contribuírem de forma efetiva com o projeto”, ressalta.

Segundo a promotora de Justiça Alice de Almeida Freire, titular da 7ª Promotoria de Justiça e responsável pela 8ª PJ de Goiânia, o objetivo é consolidar o Cidade Segura como política pública permanente, diante do avanço acelerado da banda larga e da multiplicação de operadoras de telecomunicações, fatores que intensificaram o acúmulo de cabos e tornaram urgente a intervenção do poder público.

Denúncia

A população também pode contribuir, informando fios baixos ou caídos pelo canal de denúncias da Agência de Regulação do Município: (62) 3416-2653. O atendimento é feito por mensagem com foto e endereço do local. Após a retirada, todos os materiais são encaminhados para acondicionamento na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e seguem para destinação ambiental adequada, incluindo o repasse a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o MPGO.

A Operação Cidade Segura é realizada em parceria com o Ministério Público, a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres) e empresas do setor de telecomunicações. As equipes têm atuado prioritariamente em grandes corredores comerciais, como as avenidas 85, 24 de Outubro, Bernardo Sayão e Marechal Rondon, onde há alto fluxo de pessoas e maior risco associado à fiação acumulada. Após passar pela Avenida Mangalô, a operação deve seguir para a região Sudoeste de Goiânia.

Fotos: Gabriel Antonely / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook