Cidades

#GOIÂNIA: Celebração do Dia C Goiás leva 5 mil pessoas ao Jardim Botânico

Publicado

em

Evento promovido pelo Sistema OCB/GO, com apoio de cooperativas, poder público e instituições parceiras ofereceram serviços diversos de atenção à saúde e atrativos culturais e de lazer para a população goianiense

Com o tema “Cooperar faz bem para a Saúde”, a campanha Dia C 2023 em Goiás reuniu cerca de 5 mil pessoas no Jardim Botânico de Goiânia na manhã deste sábado (01/07). A reserva ambiental também foi o palco para a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo e recebeu como legado do evento um viveiro de mudas e um berçário de plantas (horto medicinal), com capacidade para produção de 5 mil mudas mensais, que serão disponibilizadas à população goianiense. Dois pergolados também serão concluídos até o fim do mês de julho, juntamente com as demais benfeitorias.

Parceiro do Sistema OCB/GO no Dia C Goiás, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ressaltou em seu discurso a importância do apoio mútuo entre o cooperativismo e o poder público para promover a qualidade de vida na cidade. “Não fazemos nada sozinhos, precisamos estar juntos trabalhando para que Goiânia tenha o melhor. Somos a capital mais verde do Brasil, a segunda mais verde do mundo e trabalhos como este (parceria do cooperativismo na melhoria do Jardim Botânico) nos tornará a cidade mais verde do mundo”, anunciou.

Rogério Cruz ressaltou ainda que a celebração do Dia C GO no Jardim Botânico, junto com as cooperativas, traz conhecimento e desperta a consciência ambiental entre os goianienses. “Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos uma cidade mais verde e mais limpa a cada dia”, enfatizou.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira também ressaltou a importância das parcerias com o poder público, as instituições e as cooperativas. “São 10 anos de celebração do Dia C em Goiânia, ampliando e fortalecendo parcerias. Nesse período, já atendemos mais de 450 mil pessoas e, como já é um marco desse grande evento, estamos prestando serviços e levando lazer e alegria para a população, reforçando os laços com as cooperativas e deixando importantes benefícios para o Jardim Botânico”, ressaltou.

Para o vereador Denício Trindade, autor da lei que instituiu a Semana do Cooperativismo no calendário oficial de eventos de Goiânia, os 10 anos de celebração do Dia C GO na cidade mostram o compromisso desse modelo de negócios com a comunidade. “É muito importante esse trabalho desenvolvido pelo presidente Luís Alberto à frente do Sistema OCB/GO e que mostra a preocupação com o meio ambiente, com a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Em Goiás, o cooperativismo reúne mais de 450 mil cooperados em 290 cooperativas, que geram mais de 15 mil empregos. Nessa celebração, realizada anualmente, podemos ver a força desse movimento”, ressaltou.

Fotos: Sílvio Simões

Fotos: Sílvio Simões

O público que compareceu ao Jardim Botânico teve a oportunidade de fazer consultas oftalmológicas, tomar vacinas contra influenza e covid-19, fazer testes de hepatite, HIV e sífilis, aferir a pressão e a glicemia, fazer ginástica laboral, alongamento e aprender noções de primeiros socorros. Uma unidade móvel do Hemocentro serviu como incentivo para as pessoas que quiseram fazer a doação de sangue e medula óssea.

Também foram realizadas oficinas de artesanato, bordado e finanças, entre várias outras atividades. A programação voltada para as crianças contou com minicurso de educação financeira, atividades de leitura e distribuição de livros, cachorro-quente, pipoca, algodão-doce, picolés e cataventos. As crianças ainda tiveram acesso gratuito a diversos brinquedos de uso coletivo.

Tema escolhido

A cada ano, o Sistema OCB/GO adota um dos temas pertinentes aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para ancorar a campanha do Dia C Goiás. Em 2023, foi escolhida a ODS número 3, Saúde e Bem-Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Essa estratégia garante um foco único de todas as cooperativas no tema escolhido, dá mais abrangência, visibilidade e traz mais resultados práticos à comunidade.

A campanha Dia C em Goiás teve a celebração deste sábado como evento principal, mas a programação continua, no dia 16 de julho, domingo, também no Jardim Botânico, com a realização da 1ª Corrida do Cooperativismo, com previsão de 1,3 mil participantes.

A programação do Dia C GO será encerrada com o show do cantor Renato Teixeira, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na sexta-feira, dia 21 de julho. A promoção é do Sistema OCB/GO, em parceria com o Sesc-GO e o governo de Goiás.

Parceiros do evento

Foram parceiras na celebração do Dia C 2023 em Goiás as cooperativas Unimed Goiânia, Coopanest-GO, Sicoob Credijur, Uniodonto Goiânia, Cooperbelgo, Sicoob Crediadag, Cartago, Bordana, Sicoob Secovicred, Sicoob Nova Central, Sicoob Credi-Rural, Sicredi Cerrado GO, Cooperabs, Sicoob Engecred, Sicoob Unicentro Br e Cooprec. O evento também contou com o apoio do governo de Goiás, por meio das secretarias da Retomada, Esporte, Saúde e Cultura, Crer e Detran; Prefeitura de Goiânia, por meio da Amma;  além da  instituição Mi Au, Sesc-GO e Hemocentro.

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA