Geral

Goinfra dá início à reconstrução de estradas municipais rurais a custo zero para prefeituras

Publicado

em

Com lançamento do Patrulhas Mecânicas Regionais, maquinário locado pelo Governo de Goiás já está à disposição de Niquelândia, Campos Belos, Jataí, Quirinópolis, Caldas Novas, Pirenópolis, São Miguel do Araguaia e Faina. Finalizado atendimento nestas cidades, equipamento segue para outros da mesma regional. São 8 patrulhas, com 14 máquinas cada, que vai percorrer todo Estado ao longo dos próximos três anos

Produtores, moradores do campo e de povoados no interior do Estado viram chegar um reforço e tanto para a trafegabilidade das estradas rurais nesta quarta-feira (02/02). O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), vai lançar o programa Patrulhas Mecânicas Regionais, que disponibiliza maquinários, combustível e operadores para a execução de serviços nas vicinais municipais não pavimentadas, localizadas fora das áreas urbanas, sem custo para as gestões locais. A entrega de tratores, caminhões e outros maquinários pesados foi realizada simultaneamente em oito cidades – Niquelândia, Campos Belos, Jataí, Quirinópolis, Caldas Novas, Pirenópolis, São Miguel do Araguaia e Faina.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, esteve em Niquelândia e Campos Belos, representantes do Norte e Nordeste de Goiás, para a entrega dos equipamentos. “São oito patrulhas completas para tratar da conservação das vias municipais e que vão rodar o Estado inteiro, cada uma cuidando dos seus municípios adjacentes, resolvendo esses trechos que são estratégicos para o seu setor produtivo ou ligação importante com um distrito, um assentamento”, explicou”, enfatizou. Ao longo dos próximos três anos, o governo vai investir R$ 160 milhões na manutenção das estradas rurais.

A Goinfra recebe diariamente grupos de gestores municipais com pedidos para auxiliar na conservação e manutenção das estradas que foram afetadas principalmente pelo período de chuva, que neste ano foi atípico, prejudicando a trafegabilidade no Estado. “Não poderia deixar de comunicar ao governador sobre essa necessidade. Se o município não tem condições, o Estado tem que dar suporte e nós estamos dando esse braço amigo para os prefeitos. Nosso governo não admite que nenhum goiano fique esquecido”, assegurou Pedro Sales.

“Essa é uma parceria”, afirmou o governador Ronaldo Caiado sobre o programa, ao disponibilizar os equipamentos nas cidades de Jataí e Quirinópolis, no Sudoeste goiano. “Estamos disponibilizando todos esses equipamentos pesados e é importante que seja dito que tudo, desde o consumo de combustível, motorista, conserto até transporte e locação, tudo é por conta do Governo do Estado de Goiás.”

Os moradores já aprovaram o Patrulhas Mecânicas da Goinfra, quando observaram a chegada das máquinas nas estradas vicinais. Em Campos Belos, o produtor rural Lourival Bento Rodrigues comentou que nunca viu um projeto como esse. “É bom demais para nós. Vai melhorar tudo, né? Só de termos a estrada boa, um governo bom, tudo é bom para nós.” Opinião compartilhada pelo também produtor rural Natalino Ferreira. “É muito útil para nós, porque tudo fica mais acessível. É mais rápido para a gente deslocar para a cidade e tudo fica bem mais favorável”, contou.

Governo municipalista
Agradecido, o prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro, afirmou que o trabalho ajudará em muito a cidade. “Essas máquinas vão nos favorecer demais. Vamos ter um maior alcance”, disse. “O seu governo é um governo que faz, que age, que acontece”, declarou o prefeito de Jataí, Humberto de Freitas Machado, ao governador Ronaldo Caiado. “Quando um governador foi tão participativo no município de Quirinópolis? Isso mostra nossa parceria, nosso caráter”, enfatizou o prefeito Anderson de Paula.

Em Faina, o prefeito Paulinho Vieira destacou a importância da manutenção das vias para quem produz em Goiás. “É uma grande ação. Esse programa atenderá vários municípios e também ao nosso pequeno produtor”, sublinhou. Para o gestor municipal de Pirenópolis, Nivaldo Melo, o projeto demonstra a “sensibilidade do governador Ronaldo Caiado”. “Você vai à feira comprar um produto e, às vezes, não sabe a dificuldade do produtor para conseguir levar aquilo até lá. Fica aqui nossa gratidão”, completou.

“As estradas da zona rural estragaram muito e o apoio do governador do Estado é de suma importância”, reforçou o prefeito de Ipiranga, Alex de Queiroz. “Em nosso município está instalado o maior confinamento, com grandes fazendas de plantação de soja, e precisamos realmente do serviço. Tenho certeza que todos serão beneficiados”, afirmou a prefeita de Jussara, Idali Bontempo.

“Para nós, que desde o ano passado estamos sofrendo, ter hoje essa Patrulha Mecânica, é a esperança de que um grande serviço vai ser desenvolvido”, desabafou o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra. Também em forma de agradecimento, Azaide Donizetti Borges, prefeito de São Miguel do Araguaia, disse que “é muito gratificante podermos contar com um governador que tem um olhar voltado para os municípios pequenos e que têm poucas máquinas”.

Programa
O Patrulhas Mecânicas Regionais integra o programa Goiás em Movimento – Eixo Municípios. No total, foram mobilizadas oito patrulhas, sendo cada uma composta por operadores, 14 máquinas locadas pelo Estado e o serviço de manutenção dos equipamentos e combustível.

São quatro caminhões caçamba basculante truck, dois caminhões caçamba basculante toco, dois motoniveladoras, um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos, um rolo compactador pé de carneiro, uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck pipa, um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.

A estimativa é de que as máquinas fiquem de 10 a 21 dias, cerca de 1.078 a 1.617 horas, à disposição de cada município. O maquinário permanecerá na cidade até a conclusão das obras, assim que concluídas, a patrulha seguirá para outra localidade.

O número de cidades atendidas foi dividido em quatro regiões ou lotes. Dentro de cada região, foram destacadas duas cidades-base e duas equipes de Patrulha Mecânica Regional, que farão o atendimento aos municípios que compõem a localidade. As cidades-base são o ponto de chegada e partida das equipes, que se deslocam para a execução de obras em vias apontadas por cada prefeitura.

A primeira região abrange 63 municípios (cidades-base são Araguapaz e Porangatu), segunda região contempla 28 municípios (cidades-base são Teresina de Goiás e São João D´Aliança), terceira região atende a 72 municípios (cidades-base são Mineiros e Rio Verde), e quarta região alcança 83 municípios (cidades-base são Anápolis e Caldas Novas).

Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA