Cidades

Instituto Campus Party e Governo de Goiás anunciam vagas pedagógicas para os laboratórios Include

Publicado

em

São 50 oportunidades para os cargos de facilitador(a), monitor(a) e coordenador(a) dos 20 novos laboratórios espalhados pelo Estado

O Instituto Campus Party (ICP) e o Governo de Goiás anunciam a abertura de 50 vagas para os cargos de facilitador(a), monitor(a) e coordenador(a) para as 20 novas unidades dos laboratórios Include que serão criados no Estado. As inscrições podem ser feitas pelo site do ICP – https://institutocampusparty.org.br/inscricao/ até 10 de fevereiro.

O Include visa difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, fornecendo ferramentas que garantem educação de qualidade e desenvolvam suas habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador.

Para o cargo de facilitador(a), é necessário ser maior de 18 anos, estudante do Ensino Médio ou superior, morador da própria comunidade ou proximidade, ter alguma experiência com educação nas áreas de tecnologia, engenharia, robótica e mecatrônica, e disponibilidade para atuar por 20 horas semanais.

Já para vaga de monitor(a) é apenas necessário ter mais de 16 anos, morador da região e poder trabalhar por 20 horas semanais. Para o cargo de coordenador(a), os pré-requisitos são experiência com educação nas áreas de tecnologia, engenharia, robótica, mecatrônica e liderança de equipes;

“Sabemos da importância dessas vagas, pois é uma forma de abrirmos espaço para esses profissionais colocarem em prática os seus conhecimentos e repassá-los para crianças e adolescentes de comunidades carentes, que não têm acesso à tecnologia e à educação. O nosso objetivo com o Include é levar conhecimento e informação por meio do ensino da robótica, computação e programação e prepará-los para o futuro” explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira lembra que o Include é o primeiro passo para aproximar o pensamento computacional das crianças e jovens goianos. “Queremos introduzir os alunos no pensamento lógico, computacional, além de trazê-los para um ambiente de empreendedorismo. Desenvolver o pensamento computacional é importante para a evolução social”, afirma.

Os novos laboratórios serão instalados nas seguintes cidades: Anápolis; Aparecida de Goiânia; Aruanã; Caldas Novas; Catalão; Cristalina; Goiânia; Itumbiara; Jataí; Mambaí; Monte Alegre; Mozarlândia; Pirenópolis; Porangatu; Rio Verde; São Miguel do Araguaia; São Luís dos Montes Belos; São Miguel do Araguaia; e Trindade. A equipe do Include capacitará, gratuitamente, crianças e jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas).

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o projeto Include ainda conta com o apoio da ONG Programando o Futuro, da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educ. Prof., Cient. e Tecnológica (CONIF) e GOUVÊA.

Maior número no Brasil
Goiás já tem seis laboratórios Include instalados e funcionando em Goiânia (dois), Luziânia, Alto Paraíso, Valparaíso e Cavalcante, onde vivem aproximadamente 900 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Com a implementação desses novos 20 espaços, o Estado contará com o maior número de laboratórios do Brasil.

O projeto já conta com unidades no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Bahia. Estão em fase de instalação unidades no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.

Programa Include
Quantidade de vagas: 50
Cargos: facilitador(a), monitor(a) e coordenador(a)
Inscrições: https://institutocampusparty.org.br/inscricao/
Prazo: 10 de fevereiro
Cidades: Anápolis, Aparecida de Goiânia; Aruanã, Caldas Novas, Catalão, Cristalina, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Mambaí, Monte Alegre, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, São Miguel do Araguaia, São Luís dos Montes Belos, São Miguel do Araguaia, e Trindade

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Cidades

Com articulação e apoio do MPGO, município de Morrinhos anuncia que vai inaugurar canil em 30 dias

Publicados

em

Fruto da articulação do Ministério Público de Goiás (MPGO), o município de Morrinhos vai inaugurar, em até 30 dias, um Centro de Acolhimento de Animais (Canil Municipal), estabelecendo uma política de bem-estar animal e saúde pública. O anúncio do cronograma de finalização da obra foi feito pelo prefeito Joaquim Guilherme Barbosa de Souza em visita ao local na sexta-feira (19/4).

Segundo relata o promotor de Justiça Guilherme Vicente de Oliveira, a ideia de estruturação dessa política municipal teve início em 2021, a partir de um procedimento instaurado na promotoria e foi sendo construída com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo. “Nós começamos do zero, então, fomos buscar exemplos em outros locais e construímos aqui um projeto de lei que foi, após a articulação, proposto pelo Poder Executivo e aprovado pelo Poder Legislativo. A partir desse amparo legal, começamos a executar o projeto com vários atos. Então, estou muito feliz de saber da construção do canil”, afirmou o promotor, durante a visita às instalações.

De acordo com o prefeito, a atuação do MP foi fundamental para a consolidação dessa política pública. Ele ponderou que, desde então, já foi estruturado o Centro de Proteção Animal, que funciona como uma espécie de triagem dos animais abrigados, além de terem sido desenvolvidas diversas ações para a castração, vacinação e adoção responsável dos animais, e campanhas educativas e de responsabilização quanto ao abandono de animais.

O canil, localizado na zona rural do município, está sendo erguido com recursos municipais e também pela destinação de valores de penas alternativas feitos pelo MPGO.

Estruturação da política pública teve também audiência promovida pelo MP

Guilherme Vicente recorda-se que, há cerca de três anos, identificou a falta de políticas públicas no município relacionadas a animais domésticos, como cães e gatos. Imediatamente, foi instaurado inquérito civil público, cuja primeira providência foi um pedido de empenho dos Poderes Executivo e Legislativo.

O MP, então, elaborou uma minuta de projeto de lei, que foi encaminhado para o Executivo e, posteriormente, após os trâmites legais, o texto foi aprovado e convertido em lei municipal. A Lei nº 3.694/2021 disciplinou a criação, propriedade, posse, guarda, uso, transporte e proteção aos animais no município. Ela trata também do registro geral de animais, vacinação, responsabilidade dos proprietários, vedação aos maus-tratos, controle reprodutivo e campanhas educativas.

Com a lei em vigor, Guilherme Vicente abriu um procedimento administrativo e acompanha desde então a execução da norma, as castrações e a estruturação dos serviços. Inclusive, em fevereiro do ano passado, foi realizada audiência pública com o tema Animais nas Ruas – Impactos na Saúde Pública e no Meio Ambiente. A audiência teve o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências negativas dessa situação e exibir experiências exitosas.  

(Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – fotos: Arquivo da 2ª PJ de Morrinhos)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA