Visto
1. Brasil é o país com maior crescimento do turismo internacional no mundo, aponta ONU Turismo
Segundo a pesquisa, o Brasil registrou um aumento de 45% nas chegadas de turistas internacionais no período de janeiro a setembro de 2025 - Foto: Vitor Vasconcelos / Secom-PR
O Brasil consolidou sua posição como referência mundial no turismo ao apresentar o maior crescimento entre os principais destinos internacionais. A avaliação é da mais recente edição do World Tourism Barometer, da ONU Turismo, divulgada em novembro. O relatório destaca o avanço acelerado do país e evidencia a efetividade das estratégias de promoção internacional, que impulsionaram a retomada do setor no pós-pandemia e ampliaram a presença do Brasil no cenário global.
Entre janeiro e setembro de 2025, o país registrou aumento de 45% nas chegadas internacionais, em comparação com o mesmo período de 2024. Com esse desempenho, o Brasil aparece na liderança global, à frente de destinos como Vietnã e Egito (ambos com 21%), Etiópia e Japão (18%). O crescimento também se reflete na marca histórica alcançada pela Embratur: 8 milhões de turistas estrangeiros em menos de 11 meses, com projeção de ultrapassar 9 milhões até o fim do ano.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o avanço do setor. “O relatório da ONU Turismo é mais uma prova de que estamos vivendo o melhor momento do turismo internacional no Brasil e somos destaque mundial. O viajante internacional volta seus olhos para o Brasil e encontra autenticidade, experiências e sensações únicas. Por isso somos o maior crescimento global em turismo, gerando emprego, renda e novas oportunidades para o país”, afirmou.
RECEITA — Além do crescimento no fluxo de visitantes, o impacto econômico do turismo internacional também atingiu níveis inéditos. A ONU Turismo registrou aumento de 12% nas receitas entre janeiro e setembro de 2025. Somente nos dez primeiros meses do ano, turistas estrangeiros gastaram US$ 6,617 bilhões no Brasil — alta de 10,19% em relação ao mesmo período de 2024, o melhor resultado desde o início da série histórica, em 1995. O volume já supera R$ 35 bilhões em injeção direta na economia nacional.
Com o reconhecimento da ONU Turismo, o Brasil reafirma a solidez de sua estratégia internacional e o fortalecimento de sua imagem global. Os resultados — combinando recorde de visitantes e de receitas — demonstram o acerto das políticas públicas e da atuação da Embratur, com foco em autenticidade, diversidade, sustentabilidade e geração de oportunidades para o desenvolvimento do país.
Conteúdo da página
Conteúdo de exemplo — substitua com o seu.
Comments
0 comment