menu
Brasil recebe pela primeira vez o evento América Aberta
Entre os dias 3 e 6 de dezembro, Brasília sediará o maior encontro de dados abertos da América Latina e do Caribe, organizado pela Controladoria-Geral da União

1. Brasil recebe pela primeira vez o evento América Aberta

Os temas do encontro serão construção coletiva, o poder da abertura, vidas melhores e o futuro é aberto. São esperadas 500 pessoas, entre palestrantes e participantes - Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o Brasil recebe o América Aberta — maior encontro de dados abertos da América Latina e do Caribe. Entre os dias 3 e 6 de dezembro, a iniciativa reunirá no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, especialistas, profissionais de pesquisa, além de líderes do governo e da sociedade civil, para discutir e promover o uso de dados abertos, transparência, acesso à informação e governo aberto.

Neste ano, os temas do encontro serão construção coletiva, o poder da abertura, vidas melhores e o futuro é aberto. São esperadas 500 pessoas, entre palestrantes e participantes.

O evento é organizado sob a coordenação de uma comissão formada pela Controladoria-Geral da União (CGU), Open Knowledge Brasil (OKBR), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (Colab/USP).

O América Aberta abrange um conjunto de atividades, como o Encontro Aberto para uma Região Aberta (AbreLatam), a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (ConDatos), a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), a Semana de Dados Abertos e o Encontro de Governo Aberto.

TRADIÇÃO — Realizados pela primeira vez em 2013, o AbreLatam e a Condatos são os principais e mais antigos eventos da região voltados para a promoção, pesquisa, publicação e uso de dados abertos, intimamente relacionados a temas como governo aberto, tecnologia cívica, governo digital, jornalismo de dados, direitos digitais, cidades inteligentes, transparência, prestação de contas, equidade, acesso à informação e mais.

PARCEIROS — Participam também como organizadores do evento a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Iniciativa Latino-Americana de Dados Abertos (Ilda), a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Aliança para Governo Aberto (OGP) e a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). Entre os patrocinadores estão: Jusbrasil, ApexBrasil, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Serzedello Corrêa.

Serviço:

América Aberta 2024 - Conexão sem Fronteiras

Data: 3 a 6 de dezembro de 2024
Local: Instituto Serzedello Corrêa, Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3, Brasília
Mais informações aqui.

Fundador do Jornal Local 2010, Andreazza Joseph, iniciou sua jornada no ramo da comunicação em 2002, Bacharel em Direito, além de cordelista e multi-instrumentista. Tem um olhar atento para as questões políticas, culturais e sociais de destaque.

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!