Gestão Sandro Mabel revitaliza mais de 90 km de asfalto em 2025

Gestão Sandro Mabel revitaliza mais de 90 km de asfalto em 2025

Programa Asfalta Goiânia prevê recuperação de até 800 km de vias em toda cidade

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), já revitalizou mais de 90 km de ruas e avenidas em 2025. As obras alcançaram até agora mais de 40 bairros e a meta é recuperar até 800 km de vias para melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária na capital.

Entre as obras em andamento está a requalificação do Corredor da Avenida T-7, que liga a Praça Cívica ao Terminal Bandeiras e beneficia o transporte coletivo. Nos setores Marista e Oeste estão sendo construídos 18,12 km de asfalto novo. Os serviços incluem fresagem, remendo profundo, reciclagem de base, pavimentação com CBUQ e aplicação de microrrevestimento, conforme o desgaste da via. A Avenida Ricardo Paranhos está entre as vias beneficiadas.

As frentes de serviço estão distribuídas por todas as regiões da cidade. Na Oeste, Noroeste e Sudoeste, são 14,77 km de pavimentação em bairros como Tremendão, Jardim Curitiba, Novo Planalto, Finsocial, Bairro Goiá e Solange Park. Nas regiões Norte e Leste, já foram recuperados 13,44 km, incluindo 2,5 km da Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara. Atualmente, equipes trabalham na conclusão do asfalto novo nos 2,6 km da Rua dos Guatambus, no Setor Barravento, na alça de acesso da BR-153 às Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). Na Região Central, a gestão revitalizou 81 ruas no Jardim Novo Mundo e outras vias em setores como Rodoviário, Cidade Jardim, Coimbra, Marechal Rondon, Aeroporto, Vila Nova e Vila Morais, somando 34,34 km.

Dentro do programa Asfalta Goiânia, que teve início no dia 18 de setembro, dois tipos de revitalização do asfalto são executados. O primeiro com a retirada total do asfalto, recuperação de base e colocação de nova capa asfáltica de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) nas vias com maior comprometimento e desgaste. O segundo tipo de trabalho é a aplicação de uma lama asfáltica, técnica chamada de microrrevestimento, que aumenta a vida útil no asfalto que ainda está com boa qualidade, com apenas pequenas fissuras.

Segundo o prefeito Sandro Mabel, o objetivo é recuperar até 800 quilômetros de asfalto em Goiânia. O planejamento anterior era 500 quilômetros. A nova previsão ocorre após estudos necessários para um uso mais otimizado do dinheiro público.

“Vamos fazer uns 700, 800 quilômetros com o mesmo dinheiro porque nós estamos medindo cada pedaço que precisa fazer. Tem pedaço da rua que não precisa fazer. Nós vamos fazer com cuidado com o dinheiro público, cuidado com cada centavo que a gente tem disponível para que a gente possa fazer asfalto em mais ruas”, ressalta.

Fotos: Seinfra / Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) - Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook