Visto
1. Mais Médicos Especialistas: estados e municípios têm até dia 25 para aderir ao programa
Para tirar dúvidas sobre o preenchimento do sistema, o Ministério da Saúde disponibiliza o e-mail: [email protected] - Foto: Eduardo Ogata/MS
Termina neste domingo, 25 de janeiro, o prazo para que prefeituras e governos estaduais de todo o Brasil solicitem a adesão ou realizem ajustes no projeto Mais Médicos Especialistas. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, focado em agilizar consultas e exames, diminuindo o tempo de espera do cidadão brasileiro.
O foco é fortalecer o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) e levar profissionais para áreas que hoje sofrem com a falta de especialistas. O modelo funciona através do aprimoramento profissional: o médico atua na rotina de trabalho da unidade de saúde enquanto recebe supervisão e qualificação.
Segundo o secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzey Timóteo, a medida combate desigualdades regionais. “O modelo adotado é o de aprimoramento profissional realizado durante a rotina de trabalho do médico, com predominância da prática assistencial supervisionada”, afirmou o dirigente.
ADESÃO — O processo de adesão deve ser feito exclusivamente pelo sistema eletrônico oficial da iniciativa. Nesse edital, os municípios, os estados e o Distrito Federal poderão participar, informando as vagas disponíveis, de acordo com a capacidade dos seus serviços de saúde.
A adesão será formalizada por meio da assinatura do Termo de Adesão e Compromisso, feita conjuntamente pelo ente federativo e pelo gestor do serviço de saúde indicado. O edital também permite a solicitação de novas vagas por serviços que tenham condições de receber médicos em aprimoramento, ampliando a participação dos territórios e levando a atenção especializada para mais regiões do país.
PREENCHIMENTO — Ao acessar o sistema, o gestor deve, inicialmente, identificar corretamente o seu perfil, selecionando uma das opções disponíveis. A alternativa “Recurso” é destinada aos gestores já elegíveis, conforme lista previamente publicada, enquanto a opção “Adesão” contempla novos municípios, estados ou o Distrito Federal que não foram incluídos na priorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025.
CRONOGRAMA — Os gestores devem ficar atentos às datas para não perderem a oportunidade de ampliar suas equipes:
Até 25 de janeiro: Prazo para recursos e novas adesões.
26 a 28 de janeiro: Análise das solicitações.
29 de janeiro: Publicação do resultado final.
SUPORTE — Para tirar dúvidas sobre o preenchimento do sistema, o Ministério da Saúde disponibiliza o e-mail: [email protected] ou o contato com as referências regionais de cada estado.



Comments
0 comment