Ramal do Apodi acelera obras que vão beneficiar 750 mil pessoas no Nordeste

Ramal do Apodi acelera obras que vão beneficiar 750 mil pessoas no Nordeste

Com 115 km de extensão, a obra do Projeto de Integração do São Francisco vai garantir segurança hídrica e fortalecer o desenvolvimento regional no Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba

1. Ramal do Apodi acelera obras que vão beneficiar 750 mil pessoas no Nordeste

Infraestrutura de 115 km vai perenizar rios e impulsionar o desenvolvimento no RN, CE e PB (Foto: Divulgação/MIDR)

Luiz Gomes (RN) - As obras do Ramal do Apodi estão a todo vapor. Nesta quarta-feira (24), a equipe da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) visitou frentes de serviço da estrutura no Rio Grande do Norte e participou de uma reunião com representantes da construtora responsável, da supervisora e da equipe de campo do ministério para alinhar os próximos passos do empreendimento. 

Segundo o coordenador-geral de Obras e Fiscalização da SNSH, Tiago Portela, os trabalhos estão em ritmo intenso. “Estamos com mais de mil empregados atuando diretamente na obra, além de mais de 600 equipamentos em operação. O objetivo é acelerar cada etapa para que a população receba o quanto antes os benefícios das águas do São Francisco, garantindo segurança hídrica não só para o Rio Grande do Norte, mas também para o Ceará e a Paraíba”, destacou. 

A equipe acompanhou o andamento da escavação em diferentes trechos do canal e, além da vistoria às obras, foi realizada uma reunião sobre os marcos de entrega e operacionalidade do Ramal do Apodi. Para o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do MIDR, Bruno Cravo, o encontro foi fundamental para garantir o andamento da obra dentro do cronograma. “Tivemos uma reunião muito produtiva com a presença do secretário nacional, retransmitindo a orientação do ministro Waldez Góes para que as obras sejam aceleradas e entregues o quanto antes. Esse ramal é fundamental para o abastecimento da região oeste do Rio Grande do Norte”, afirmou. 

O Ramal do Apodi terá capacidade de transportar até 40 m³/s, interligando as águas do Eixo Norte do PISF ao Rio Grande do Norte. A infraestrutura vai perenizar rios e garantir abastecimento humano, industrial e agrícola, fortalecendo o desenvolvimento regional e beneficiando comunidades e atividades ao longo de todo o percurso. 

Outras Notícias:

Governo Federal inicia contratação de sistemas de irrigação em Vilas Produtivas Rurais

FDIRS é caminho para a adaptação climática nos estados

Transposição do São Francisco: avança processo para duplicação do Eixo Norte

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook