Semana de Educação Midiática 'mobiliza para a cidadania digital'

Semana de Educação Midiática 'mobiliza para a cidadania digital'

Em entrevista à Voz do Brasil, secretário João Brant (políticas digitais da Secom) explica que debates ao longo da semana em todo o país fortalecem a capacidade de interação crítica dos brasileiros no ambiente digital

1. Semana de Educação Midiática 'mobiliza para a cidadania digital'

3ª Semana Brasileira de Educação Midiática se consolida como um espaço nacional de encontro, diálogo e mobilização pela cidadania digital. Imagem: frame de vídeo da Voz do Brasil

A partir desta terça-feira, 28 de outubro, o Governo do Brasil participa da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática. Com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”, a iniciativa consolida um espaço nacional de diálogo e mobilização para fortalecer práticas que conectem salas de aula, comunidades e ambientes digitais.

A proposta reconhece a urgência de preparar estudantes para um mundo cada vez mais conectado, onde a leitura crítica das mídias, o uso ético das tecnologias e a participação ativa no ambiente online são indispensáveis à formação cidadã.

“Cidadania digital é a capacidade de nós, como cidadãos, interagirmos plenamente no ambiente digital de forma crítica, autônoma, de forma a entender, não só do ponto de vista técnico, como é que a gente usa esse espaços mas, principalmente, do ponto de vista de compreensão, de capacidade de leitura desse ambiente digital, o que está acontecendo nele e de ser pleno, ser um espaço de pleno exercício dos direitos”, afirmou o secretário o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, em entrevista à Voz do Brasil. O evento é coordenado pela Secom, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

>>> Confira a programação completa.

Para o secretário, a mobilização para o tema já apresenta resultados concretos. "Estamos vendo um engajamento muito grande dos estados e municípios nessa agenda", afirmou.
Os debates se estendem até sexta-feira (31/10) com atividades online e presenciais em todos os estados, promovidas por escolas e universidades. Os diálogos vão percorrer temas centrais, como os vínculos entre educação midiática e ambiental e os desafios e oportunidades da inteligência artificial.

CAPACITAÇÃO — João Brant destacou que os educadores brasileiros estão buscando capacitação para esses novos desafios. Como exemplo, mencionou os cursos sobre educação digital e midiática oferecidos pelo Governo do Brasil no ambiente AvaMEC (MEC), que já contam com 340 mil concluintes.

Brant citou, ainda, o avanço de estados na implementação do tema, como o Piauí, que já ganhou prêmio internacional pelo trabalho que faz em relação a inteligência artificial em sala de aula, além de iniciativas na Bahia e em Alagoas, muitas vezes utilizando material de apoio produzido pelo governo e parceiros da sociedade civil, como Palavra Aberta e Redes Cordiais.

“O Governo do Brasil está ajudando para que estados e municípios tenham condição de exercer aquilo que já está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e transformar a educação digital e midiática em realidade na sala de aula”, ressaltou.

CONFERÊNCIA — Recentemente, o Brasil foi destaque no Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO sobre Educação Informacional e Midiática, realizado na Colômbia. Segundo Brant, o País foi reconhecido "como um dos principais países em fase de implementação dessas políticas em alta escala".

AVANÇOS — Entre os avanços que tornaram o Brasil referência, o secretário listou três motivos: a capacidade de formar professores em grande volume com conteúdo robusto, a inclusão do tema no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) em todos os níveis de ensino e as novas diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), que orientam a adoção da agenda por todos os municípios e estados até 2026.

COMPROMISSO — Desde 2011, a Assembleia Geral da ONU reconhece a importância do tema ao instituir a Semana Global de Educação Midiática, ressaltando o valor estratégico do acesso a informações factuais e acessíveis. Com a realização da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática, o Brasil reafirma o compromisso no enfrentamento da desinformação, do discurso de ódio e da exclusão digital.

FORTALECIMENTO — O secretário também ressaltou a importância da educação midiática para o fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão. "É difícil pensar uma democracia que não tenha ambiente plural, robusto, diverso, de comunicação e informação. E a gente não vai ter um ambiente assim se a gente não tiver cidadãos capazes de exercer a cidadania no ambiente digital, de compreender aquilo que eles estão lendo, vendo, assistindo, mas também de produzir de forma crítica conteúdo", concluiu.

Banner Responsivo 300x250

Conteúdo da página

Conteúdo de exemplo — substitua com o seu.

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook