Cultura
Ministério da Cultura lança Programa Conexão, Cultura e Pensamento na segunda (29)
Pihhy’, em mehi jarka, língua falada pelo povo Mehi-Krahô, significa semente e é o nome escolhido para a revista multimídia que inaugura o “Programa Conexão Cultura e Pensamento”. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Formação, Livro e Leitura/DIEFA e o Curso de Educação Intercultural, do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O lançamento ocorre na segunda-feira (29), em formato virtual. As inscrições podem ser feitas aqui.
Inspirado em ações anteriores, como o Programa Cultura e Pensamento, o projeto tem o objetivo de fortalecer espaços públicos de reflexão e diálogo em torno de temas importantes da agenda contemporânea. A atualização deste escopo se inicia pela difusão desta revista multimídia, que será alimentada com conteúdos produzidos por indígenas de diferentes campos de atuação e inaugura o estímulo à criação, produção e circulação, entre múltiplos territórios, baseados em conhecimentos plurais e ancestrais, deixando evidente a complexidade e o valor da pluralidade epistemológica existente no Brasil.
A Revista Pihhy disponibilizará materiais na língua portuguesa, bilíngues ou plurilíngues, e em inglês, em edições mensais, em uma) versão digital hospedada no Portal do MinC na internet. O ambiente tratará temas como educação, direito, conhecimentos, política, ciência, artes, dentre outros, por meio de algumas categorias como: Já me transformei em Imagem; Mestres de Cultura; Cadernos Educativos; Literatura Indígena; A Palavra da Mulher é Sagrada; Vibrações, Sons, Corpos e Direitos Indígenas.
“O Ministério da Cultura tem um papel importante no fomento à produção e difusão do conhecimento. Não há políticas públicas sem os ambientes de reflexões críticas e inventivas para a qualificação de nossas políticas culturais. O programa Conexão, Cultura e Pensamento foi buscar como referência o programa Cultura e Pensamento que exerceu um papel vital em gestões anteriores na articulação de instituições e pesquisadores que estavam produzindo em torno dos temas da cultura. A novidade que apresentamos aqui é trazer a percepção inscrita na palavra conexão”, destaca o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.
Ele destaca que, para além da produção do conhecimento, está é uma possibilidade de estabelecer conexões entre saberes, fazeres e territórios distintos. “Gerando confluências e encontros na promoção do que se produz nas mais diversas áreas do conhecimento no sentido de promover não só a diversidade cultural, mas também a diversidade do conhecimento, das ciências. A Pihhy’ é nossa primeira roça indígena para a gente arar um pensamento mais orgânico e diverso nesta parceria do MinC com a UFG”. Além da Plataforma digital, o Programa deve englobar outras ações, no sentido de fortalecer a produção de conhecimentos e promover a difusão de culturas locais, inclusão social e diversidade das manifestações artística e culturais, conforme orienta as atribuições da SEFLI e da Diretoria de Educação e Formação artística do Minc.
O nome Pihhy foi escolhido no contexto do próprio curso intercultural, e o secretário Fabiano Piúba, enfatiza essa escolha, salientando que “a semente está associada às ideias de criação, cultivo, colheita e aos ciclos da vida e do tempo. Ela tanto pode ser uma semente de Jatobá ou de Sumaúma, como pode ser uma semente de gente, de pessoa, pois tudo é natureza e cultura. Se a natureza faz o tempo, a cultura faz o cultivo, o saber-fazer-viver. Ou seja, não podemos mais despregar a reflexão crítica dos ciclos vitais dos saberes e fazeres culturais e tampouco dos saberes da própria natureza. A nossa primeira roça é indígena, a segunda será quilombola e todas serão confluências”, detalha, ao falar da alimentação da plataforma em anos subsequentes a 2024.
“Trata-se de um projeto inovador e de vanguarda porque promove a pesquisa, o registro e a sistematização desses saberes ancestrais que foram, no violento processo histórico e colonial, apagados, adormecidos ou invisibilizados no país. Ela traz à tona, então, pensamentos plurais e diversos sobre temas fundamentais para o mundo contemporâneo, como a sustentabilidade, a relação com a natureza, a democracia e o bem viver”, explica o professor Alexandre Herbetta, um dos coordenadores da proposta. Gilson Ipaxi’awyga, professor do Intercultural e membro do povo indígena Tapirpé também é um dos coordenadores de conteúdo Revista, finaliza afirmando que a revista é uma oportunidade de se difundir os conhecimentos indígenas, de maneira a se refletir as diversas maneiras de se fazer ciência.
Haverá certificação para os participantes.
Programação:
29/01/2024
8 h–11h: Lançamento da Revista Pihhy
- Falas de autoridades, de representantes institucionais e da coordenação, apresentando a proposta da revista e a 1º edição.
- Mesa virtual com autores e autoras participantes da edição
14h–17h: Mesa redonda presencial “Possibilidades de uma pluriversidade para o fortalecimento da democracia e do bem viver” – Bruno Kaingang, Naine Terena, Edson Kayapó e Creuza Prumkuyw Krahô
A mesa busca refletir sobre a importância fundamental da valorização de outras matrizes epistemológicas e da articulação de conhecimentos pluriepistêmicos para a real democratização de instituições brasileiras, e, também, sobre os intensos e regulares processos de violência epistêmica, ainda presentes em espaços de conhecimento vinculados ao estado.
Serviço
Lançamento do Programa Conexão, Cultura e Pensamento – Revista Pihhy
Quando: 29/01/2024
Horário: 8 horas
Local: Transmissão ao vivo no Canal do Núcleo Takinahakỹ UFG
Inscrição aqui.
Cultura
Equatorial Goiás patrocina 15° Festival Gastronômico de Pirenópolis
Evento tem início nesta quinta-feira (4) com o tema Cozinha Afetiva do Cerrado
A 15ª Edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis tem início nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 21 de abril, com o tema Cozinha Afetiva do Cerrado. Serão mais de 50 estabelecimentos participantes com pratos e menus especiais em suas casas. Além disso, na quinta (4), sexta (5), sábado (6) e domingo (7) será montada uma Arena Gastronômica no Largo da Matriz, com estandes oferecendo degustações, produtos e serviços, além de dois palcos com atrações musicais como Mr. Gyn, Pádua, Tom Crhis e Fernanda Abreu.
O objetivo é fomentar o turismo através do incentivo e da promoção de eventos gastronômicos que envolvem de maneira direta os empreendedores do setor, movimentando toda a cadeia produtiva e a economia do município. O evento é realizado pelo Sindtur (Sindicato de Turismo e Hospitalidade de Goiás) e pela São Bento Produções, com patrocínio da Equatorial Goiás e parceria com o Sesc, Fecomércio, Sebrae, Prefeitura de Pirenópolis e Governo de Goiás.
Serão dois momentos, onde mais de 50 empreendimentos participantes oferecerão seus menus especiais, com o tema Cozinha Afetiva do Cerrado em seus cardápios, de 4 a 21 de abril. Cada um dos empreendimentos participantes e seus chefes convidados elaborarão e inscreverão seus pratos com receitas “raízes”, como tachadas e preparadas em fogão caipira e forno caipira. Eles serão comercializados com valor promocional.
Outro momento é a Arena Gastronômica com 30 expositores de artesanato, pratarias, produtos artesanais, bebidas e comidas diversas, desde o tradicional empadão goiano até o fogo de chão, montada no Largo da Matriz, de 4 a 7 de abril. Na parte de atrações culturais, o público poderá curtir nove shows gratuitos no Palco Sesc. Grandes nomes se apresentarão, com destaque para a cantora carioca Fernanda Abreu, de renome nacional.
Na Arena também passarão grandes chefs de várias regiões do País como Jimmy Ogro, Carlos Bertolazzi, Babi Frazão, Marco Tulio Abras, José Honorato e Don Fabrizio. Destaque também para a prata da casa, os goianos Emiliana Azambuja, Humberto Marra, André Barros, Fernando, Clara, Josi Lobo e Adílio Gomes. Todos eles realizarão aulas show e, além disso, serão realizadas atividades diretas com a comunidade como a Oficina Especial para Merendeiras, Oficina Kids com crianças da rede municipal de educação e o Almoço de Folia para lançar as Festividades do Divino.
Valorização da cultura
A Equatorial Goiás é a principal patrocinadora de projetos culturais apoiados pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes – do Governo de Goiás. Em um ano de atuação no Estado, a distribuidora de energia disponibilizou R$ 12 milhões para fomentar a cultura goiana, por intermédio do Projeto E+ Cultura, que patrocinou 45 iniciativas. O montante equivale a 30% dos R$ 40 milhões direcionados pelo Programa Goyazes, que contemplou quase 300 projetos artísticos-culturais em mais de 75 municípios.
Em fevereiro a companhia deu início ao primeiro ciclo de projetos patrocinados de 2024. Foram contempladas 19 propostas, que somam mais de R$ 5 milhões em patrocínios via Goyazes.
As iniciativas contempladas em 2024 são: Goiás em Palco – Cultura Itinerante; X Favera – Festival Audiovisual Vera Cruz; Escola de Break de Goiânia; Tradicionais do Picadeiro – Circo Show!; Circuito Universitário – Fernando Perillo e Banda Kalunga/ Ponce Duo Instrumental; Festival de Música para Infância e Juventude; Zabumba Beach Tour 2024 Circuito; Parceria – 30 anos; Festival de Teatro Para Infância e Juventude; Festival Música no Prato; Circo de Pau-Fincado; XIV Festival Gastronômico de Pirenópolis; 25º Encontro de Catira, Folia, Fiandeiras e Violeiros; Circus Tur – A arte em festejo em pequenos vilarejos; Festival de Música – Talentos Goianos; All Sax; Semana Santa de Goiás – 279 anos; projeto Cria.Ativa e o Educanto III.
Serviço:
15ª Edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis – Cozinha Afetiva do Cerrado
Arena Gastronômica – Programação dos shows de 04/04 até 07/04
Quinta (4): Eli.
Sexta (5): Luciana Clímaco & Mr. Gyn.
Sábado (6): Bororo e Banda – Som da Alma, Pádua e Tom Crhis.
Domingo (7): Fernanda Abreu.
Local: Largo da Matriz.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².
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