DenaSUS confirma acerto da Prefeitura de Goiânia na mudança da gestão das maternidades

DenaSUS confirma acerto da Prefeitura de Goiânia na mudança da gestão das maternidades

Segundo relatório, cenário encontrado exigia adoção de medidas para assegurar o funcionamento contínuo dos serviços e leitos habilitados

O relatório final da auditoria apresentado nesta terça-feira (16/12), pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS), confirmou que a decisão do prefeito Sandro Mabel de alterar o modelo de gestão das maternidades municipais foi correta e necessária para garantir a continuidade da assistência materno-infantil em Goiânia.

A auditoria avaliou o funcionamento das unidades entre janeiro de 2023 e junho de 2025, período em que as maternidades eram administradas pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), e identificou interrupções de serviços, desabastecimento de insumos e medicamentos, além de falhas graves na assistência a gestantes e recém-nascidos.

Segundo o relatório, o cenário encontrado exigia a adoção de medidas para assegurar o funcionamento contínuo dos serviços e dos leitos habilitados. Essas recomendações, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, já haviam sido implementadas pela atual gestão antes mesmo da conclusão da auditoria, “o que reforça o acerto da decisão tomada pelo prefeito”.

“O relatório traz um panorama do cenário que enfrentávamos à época, que foi continuamente exposto pela secretaria, e que levou à substituição da instituição gestora das maternidades”, afirma o secretário. 

Após a alteração do modelo de gestão, as maternidades municipais registraram retomada integral dos atendimentos. Entre setembro e novembro de 2025, já sob a nova administração, foram realizados 14.501 atendimentos de urgência e emergência, 7.704 internações e 2.151 partos, números que demonstram o pleno funcionamento das unidades.Atualmente, as maternidades estão abastecidas, com os leitos habilitados em funcionamento e de portas abertas para receber a população.

Fotos: Secom / Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Prefeitura de Goiânia

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook