Direita Livre em mais de 80 pontos melhora fluidez no trânsito da capital

Direita Livre em mais de 80 pontos melhora fluidez no trânsito da capital

Prefeitura de Goiânia realiza ações educativas nos cruzamentos que foram liberados, orientando motoristas e pedestres

Com a implantação de mais de 80 pontos, a chamada Direita Livre, que permite a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado em locais devidamente sinalizados, já é uma realidade no trânsito de Goiânia. Nesses locais, o tráfego passou a fluir de forma mais eficiente, garantindo redução no tempo de deslocamento.

A conversão livre à direita está prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 2020 e só pode ser feita onde houver sinalização específica, sem obstruir o cruzamento e sempre respeitando a preferência dos pedestres.

“Essa medida evita retenções desnecessárias e desafoga os cruzamentos”, explica o prefeito Sandro Mabel, ao avaliar que a ação teve êxito na capital. 

Dentre os mais de 80 pontos de conversão livre implantados, destacam-se cruzamentos como: Avenida Milão com Rua das Orquídeas; Avenida T-9 com Rua Flemington; T-9 com Avenida Afonso Pena; T-4 com Avenida Rui Barbosa; Praça Santos com Avenida C-206; Avenida Portugal com T-8; 3ª Radial com Rua 1015; e Avenida Independência com Avenida Contorno. 

Saiba como funciona a conversão livre à direita: 

Para motoristas:

- Só é permitida onde houver sinalização específica

- Mesmo com o sinal vermelho, o motorista pode virar à direita, desde que não obstrua a via transversal

- Pedestres e ciclistas têm sempre a preferência

Para pedestres:

- A prioridade na travessia é sempre do pedestre

- Recomenda-se acenar antes de atravessar, para alertar os motoristas

Outras melhorias

Goiânia se tornou a primeira cidade do país a implantar a metronização, sistema de inteligência artificial que dá prioridade ao transporte coletivo e reduz em até 30% o tempo de viagem dos ônibus. Outras melhorias incluem a liberação de corredores de ônibus para circulação de motos; retirada de semáforos em pontos críticos para otimizar o fluxo e reduzir congestionamentos; proibição de estacionamento e implantação de normas para carga e descarga em obras; sincronização semafórica, a chamada Onda Verde em cinco corredores estratégicos, dentre outras. 

Fotos: Alex Malheiros/SET / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook