Mabel anuncia que novo Anel Viário fará parte do PAC

Mabel anuncia que novo Anel Viário fará parte do PAC

Ação garante recursos para obra que terá papel fundamental no futuro da mobilidade da Região Metropolitana

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou que o novo Anel Viário da capital foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o que garante recursos para a execução da obra nos próximos anos. O projeto é considerado uma das maiores intervenções de infraestrutura viária da história da Região Metropolitana de Goiânia.

A articulação feita pelo prefeito Sandro Mabel ocorreu em Brasília, com participação do deputado federal José Nelto e do senador Vanderlan Cardoso, além da bancada goiana no Congresso Nacional.

“Conseguimos, junto ao governo federal, colocar o nosso Anel Viário de Goiânia no PAC. Isso significa que teremos recursos para tirar esse projeto do papel. É uma obra fundamental para a mobilidade da região”, afirmou o prefeito.

Mabel destacou a união de esforços da bancada goiana como fundamental para o avanço do projeto.

“Essa é uma conquista coletiva, que vai transformar a mobilidade da nossa Região Metropolitana e garantir mais qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito.

Projeto

Com orçamento atualizado em R$ 948 milhões, conforme o Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), o anel viário terá cerca de 44 km de extensão. O traçado começa em Goianápolis, nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-153, passa por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida de Goiânia, e segue até a região de Hidrolândia.

O projeto prevê 45 obras de arte especiais, sendo 10 pontes, 35 viadutos e 26 km de interligações com outras rodovias. Pavimento será em solo-cimento com revestimento rígido, que garante maior durabilidade. O Volume Médio Diário (VMD) projetado para 2035 é de 21.844 veículos.

A obra é considerada estratégica para a mobilidade urbana e logística da região, ao retirar o tráfego pesado de caminhões da BR-153, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança viária. Segundo Mabel, a inclusão do anel viário no PAC representa um passo decisivo para o crescimento organizado de Goiânia e dos municípios do entorno, fortalecendo a infraestrutura e a economia local.

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook