Visto

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), atuou intensamente na tarde deste sábado (6/12), durante chuva acima do previsto que atingiu mais de 100 milímetros somente na Região Sul, no Jardim Botânico. O trabalho ocorreu em conjunto com o Gabinete de Crise, formado por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e demais órgãos municipais, com ações coordenadas em vários pontos críticos.
A precipitação causou subida repentina do nível de córregos, como Botafogo e Cascavel, exigindo fechamentos imediatos de vias, interdições preventivas e suporte aos motoristas. Os locais mais afetados foram os acessos da Marginal Botafogo, o Complexo Jamel Cecílio, a Avenida 2ª Radial, Rua 87, Marechal Rondon e Rua da Divisa, no Setor Jaó.
De acordo com o diretor de Trânsito da SET, Luís Tiago Santoso, objetivo foi impedir acessos às áreas alagadas e garantir segurança aos usuários.
“A chuva foi muito intensa e tivemos um aumento rápido do nível dos córregos. Nossas equipes, juntamente com a Guarda Civil e Defesa Civil, fecharam os pontos mais críticos para evitar que as pessoas entrassem em áreas de risco, orientando o trânsito e preservando vidas.”
No Complexo Jamel Cecílio, uma situação mais delicada exigiu resgate imediato. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelo Gabinete de Crise e atuou rapidamente, com apoio da SET. “Fizemos todo o suporte após o resgate do motorista que ficou ilhado, auxiliando na retirada dos veículos e encaminhando quem teve contato com a água para atendimento médico. Graças a Deus não tivemos vítimas fatais.”
Equipes da SET permaneceram em campo durante e após a chuva, realizando remoção de veículos, interditando a passagem em áreas com risco e monitorando a redução do nível d’água. Após a retração da água, a SET manteve a interdição de alguns pontos até que a Comurg fizesse a limpeza de vias, e só após os trechos foram liberados com segurança.
Luís Tiago reforçou as recomendações para a população em períodos de chuva intensa:
“Sempre que chover forte, evite transitar pela Marginal Botafogo, Rua 87, Marechal Rondon e outros pontos com histórico de alagamento. Aguarde a chuva passar e siga as orientações de sinalização.”
Fotos: SET / Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) - Prefeitura de Goiânia
Comments
0 comment